O sucesso das aulas de empreendedorismo

Com a implementação do Novo Ensino Médio, os alunos precisam enfrentar novos desafios. Por isso, o Colégio Stella Maris vem se dedicando para oferecer oportunidades que tirem o máximo de proveito dessa mudança. Um dos últimos projetos vivenciados pelos estudantes, por exemplo, permitiu que eles trabalhassem a solidariedade, além de atestar o sucesso das aulas de empreendedorismo.

 

 

O desafio

 

No itinerário de Matemática e suas Tecnologias, os alunos da primeira série do Colégio Stella Maris Juvevê desenvolveram o projeto de duas empresas, desde a fundação até a arrecadação dos lucros.

De acordo com o professor de Pensamento Computacional, Robótica, Ferramentas Digitais e Ensino Médio, Fábio Mendes: “Neste primeiro momento, os alunos desenvolveram um café e uma empresa de produtos por impressão 3D. Com isto, eles passaram por todo o processo de criação, desde a escolha do nome, desenvolvimento da logo, identificação de oportunidades, organização financeira, trabalho em equipe, administração, vendas e pós-vendas”.

 

Logo da Tonio’s Café, desenvolvida pelos alunos responsáveis pelo projeto

As primeiras escolhas

 

 

Tonio’s Café e Baú de Doces foram os nomes escolhidos pelos alunos para os seus negócios. No Tonio’s Café, os estudantes comercializaram café, cappuccino e chocolate quente. Já na empresa Baú de Doces vendeu um kit com doces e chaveiros de super-heróis. Ambas as vendas aconteceram em junho, sendo toda renda arrecadada revertida para uma instituição de caridade da cidade, selecionada e escolhida pelos alunos.

 

A empolgação dos alunos permite avaliar o sucesso das aulas de empreendedorismo e como elas trabalham essa habilidade muito importante. “Não é apenas um negócio que os alunos estão abrindo, mas com esta prática, abordamos diversas habilidades. Identificamos, junto com eles, necessidades e oportunidades, além de mostrar que nem tudo são flores, que eles encontrarão dificuldades pelo caminho, mas que isto fará com que a atividade fique muito mais humana” explica a professora do itinerário de matemática financeira, Rafaella Borsatti.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *