Empreendedorismo para crianças

O empreendedorismo estimula a criatividade, a proatividade e o raciocínio crítico. Ele desenvolve habilidades gerenciais e aumenta a confiança. Dessa forma, trazer atividades de empreendedorismo para crianças é muito importante, principalmente em um mundo que está em constante mudanças.

 

Mas afinal o que é empreendedorismo?

 

O empreendedorismo se refere ao ato de empreender – colocar em prática, realizar. Ele não é um termo tão recente. No século 17, os economistas franceses Jean Baptiste Say e Richard Cantillon escreveram sobre o assunto. Os autores afirmaram que um empreendedor precisa possuir a capacidade de produção, gestão e de assumir riscos. Mas, foi só em 1942 que o economista austríaco Joseph Schumpeter associou empreendedorismo ao processo de criação. Assim, o conceito passou a ser relacionado com inovação e descobertas de novas possiblidades.

 

A importância do empreendedorismo

 

De acordo com a pesquisa GEM – maior pesquisa de empreendedorismo do mundo – realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil ocupa a sétima posição no ranking de “Empreendedores Estabelecidos”. Ainda, o empreendedorismo por necessidade caiu, enquanto aqueles baseados em oportunidade cresceram.

Além disso, o empreendedorismo é um dos pilares das competências trabalhadas pelos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Esses itinerários são definidos conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é fazer com que os estudantes se enxerguem como agentes de transformação. Entre os aprendizados estão a gestão de tempo, a liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão, a empatia e a comunicação.

 

Por que trabalhar empreendedorismo com crianças

 

As crianças são naturalmente criativas. Nesse período da vida a imaginação é fértil e elas ficam cheias de ideias. Ao trabalhar empreendedorismo com as crianças se estimula a tentativa de colocar essas ideias em prática. Dessa maneira, elas ficam cada vez mais seguras de si e passam a exercitar o planejamento e a execução.

O empreendedorismo também auxilia na responsabilidade, uma vez que incentiva a não desistir e não se frustrar com os erros. Também trabalha a organização, já que um projeto exige estabelecer pequenas metas e prazos a cumprir. Essas características são fundamentais, pois transformam o jeito que a criança se planeja para realizar outras tarefas e as prepara para um mundo que está em constantes mudanças. Por isso, o Colégio Stella Maris oferece aulas de Administração Financeira e Empreendedorismo no Ensino Premium. A disciplina estimula a criatividade, a organização e o senso de coletividade por meio da prática empreendedora, de estudos de casos e da demonstração de conceitos fundamentais de Matemática Financeira aplicada em contextos do dia a dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *