A Semana do Meio Ambiente é uma celebração instaurada pelo decreto nº 86.028, de 17 de maio de 1981. Ela é realizada sempre na primeira semana do mês de junho. O intuito é completar e expandir os debates trazidos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que aconteceu em 1972, em Estocolmo, Suécia, foi responsável pela criação do Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo da data é, sobretudo, a conscientização acerca da importância da preservação ambiental.
Nesse evento também nasceu o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Ele é a principal autoridade global focada em pautas ambientais. Entre as suas funções estão a determinação da agenda sustentável bem como a promoção e implementação coerente do desenvolvimento verde.
Todos os anos o PNUMA elege um tema e um país para sediar a celebração. Dessa maneira, o mundo pode ficar por dentro de como cada nação está cuidando dos assuntos relacionados à sustentabilidade. Em 2021 o tema foi “Restauração de Ecossistemas” e o anfitrião foi o Paquistão. Já para 2022 o tema é “Uma Só Terra” e quem vai receber é a Suécia.
O Brasil foi responsável pela recepção do evento duas vezes, a primeira em 1992, quando ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que aconteceu entre 3 e 14 de junho e o tema foi “Desenvolvimento Sustentável”. Já a segunda foi em 2012, quando a conferência completou 20 anos. Nessa ocasião a celebração voltou para o nosso país com o tema “Economia verde: inclui você?”.
De acordo com Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA, é preciso que todos estejam conscientes de que estamos passando por uma crise planetária. Dessa forma, podemos focar em discutir maneiras de enfrentá-la. Por isso, separamos algumas dicas de como aplicar ações sustentáveis na sua rotina:
“No universo há bilhões de galáxias. Na nossa galáxia há bilhões de planetas, mas temos uma só terra. Estamos ficando sem tempo para fazer reparos! ” – Dia Mundial do Meio Ambiente.
Deixe um comentário