O que é a Semana do Meio Ambiente?

A Semana do Meio Ambiente é uma celebração instaurada pelo decreto nº 86.028, de 17 de maio de 1981. Ela é realizada sempre na primeira semana do mês de junho. O intuito é completar e expandir os debates trazidos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

 

História

 

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que aconteceu em 1972, em Estocolmo, Suécia, foi responsável pela criação do Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo da data é, sobretudo, a conscientização acerca da importância da preservação ambiental.

Nesse evento também nasceu o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Ele é a principal autoridade global focada em pautas ambientais. Entre as suas funções estão a determinação da agenda sustentável bem como a promoção e implementação coerente do desenvolvimento verde.

Todos os anos o PNUMA elege um tema e um país para sediar a celebração. Dessa maneira, o mundo pode ficar por dentro de como cada nação está cuidando dos assuntos relacionados à sustentabilidade. Em 2021 o tema foi “Restauração de Ecossistemas” e o anfitrião foi o Paquistão. Já para 2022 o tema é “Uma Só Terra” e quem vai receber é a Suécia.

O Brasil foi responsável pela recepção do evento duas vezes, a primeira em 1992, quando ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que aconteceu entre 3 e 14 de junho e o tema foi “Desenvolvimento Sustentável”.  Já a segunda foi em 2012, quando a conferência completou 20 anos. Nessa ocasião a celebração voltou para o nosso país com o tema “Economia verde: inclui você?”.

 

Maneiras de aplicar a sustentabilidade na sua rotina

 

De acordo com Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA, é preciso que todos estejam conscientes de que estamos passando por uma crise planetária. Dessa forma, podemos focar em discutir maneiras de enfrentá-la. Por isso, separamos algumas dicas de como aplicar ações sustentáveis na sua rotina:

 

  • Evite o desperdício de água: Pensar no consumo é uma dica muito importante para quem se preocupa com o meio ambiente. Assim, em relação a água é possível fazer a sua parte com algumas atitudes simples como: instalar descargas que gastam menos e não deixar a torneira aberta desnecessariamente. O Colégio Stella Maris, por exemplo, adotou medidas para evitar o desperdício. Nas escolas foram instaladas presilhas em todas as torneiras e caixas d’água acopladas aos vasos sanitários. Já tivemos, inclusive, um aluno protagonizando uma campanha da Sanepar.

 

  • Reduza o consumo de plástico: O plástico leva mais de 400 anos para se decompor. Além disso, todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos do nosso planeta, causando a morte de mais de 100 mil animais marinhos. Você pode evitá-lo recusando descartáveis no delivery, utilizando sacolas retornáveis e levando uma garrafa reutilizável.

 

  • Faça a reciclagem corretamente: O descarte incorreto de materiais prejudica o meio ambiente e atrapalha a reciclagem. Por isso, a Família Folhas está de volta! A iniciativa da Prefeitura de Curitiba resgata os personagens clássicos para mostrar a importância do destino correto de itens que não são biodegradáveis. Assim como outras ações com foco em sustentabilidade.

 

Fonte – Prefeitura de Curitiba

 

“No universo há bilhões de galáxias. Na nossa galáxia há bilhões de planetas, mas temos uma só terra. Estamos ficando sem tempo para fazer reparos! ” – Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *