Campanha de economia de água é protagonizada por aluno do Stella

Mensagem trazida é de agradecimento aos paranaenses e alerta para seguir com as boas práticas

 

 

No último dia 19 o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-presidente da Sanepar anunciaram o fim do rodízio de abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. Foram 649 dias de rodízio, que foi implementado em março de 2020 devido à crise hídrica causada pela pior estiagem no Paraná em quase 100 anos.

 

As barragens que abastecem as cidades alcançaram o volume de 80% de armazenamento de água. Essa quantidade era a buscada pela Sanepar para que o abastecimento voltasse ao normal e o rodízio fosse suspenso. A previsão para que isso acontecesse era de março de 2022, mas o grande volume de chuvas em dezembro e janeiro possibilitou a antecipação.

 

Mesmo com a elevação dos níveis nas barragens, a orientação é para que a população faça o uso consciente do recurso e diga não ao desperdício! As autoridades mencionadas anteriormente também salientaram que não haverá novo rodízio no abastecimento em 2022. Isso porque, com as obras realizadas nos últimos dois anos e a conscientização do uso racional por parte da população, os reservatórios têm capacidade de atendimento de 12 a 16 meses.

 

Como economizar água?

 

Todos nós já conhecemos algumas maneiras de reduzir o consumo de água. No entanto, é sempre necessário lembrar algumas medidas simples, que fazem com que você reduza sua conta de água e faça sua parte no cuidado com o planeta. Relembre as principais dicas:

  1. Reduza o tempo do banho e feche o chuveiro sempre que possível;
  2. Deixe as torneiras bem fechadas e fique atento à vazamentos;
  3. Use a descarga com consciência;
  4. Lave a roupa com menos frequência;
  5. Reutilize a água para limpeza, como lavagem da calçada, por exemplo.

 

Apenas seguindo essas orientações, você já está contribuindo bastante para a economia de água. Se cada um fizer a sua parte, o cenário se torna mais otimista ;).

 

 

Protagonismo na campanha da Sanepar

 

Com a suspensão do rodízio, a Sanepar lançou uma campanha, no fim de janeiro, para agradecer os moradores da Região Metropolitana de Curitiba que aderiram à Meta 20 de redução do uso da água. Ela está sendo veiculada na TV, rádio e redes sociais e conta com um protagonista: o Pietro Dissenha, de 6 anos, aluno do Stella Maris.

 

Na campanha, nosso aluno ensina sobre a importância de manter os hábitos de redução no consumo de água. Ele foi chamado para participar pois foi destaque em uma entrevista dada para a imprensa em rede nacional sobre o assunto.

 

Ele conduz a narrativa num cenário que mescla animação com imagens das obras executadas pela Sanepar, assim como do uso doméstico da água. Toda a história é contada sob o ponto de vista de Pietro, que aprendeu em casa e na escola todos os seus hábitos de economia. Aqui no Stella, reforçamos em diversos momentos a importância de se aplicar no cotidiano cada uma dessas dicas de consumo, para preservar esse bem tão valioso para todos.

 

De forma lúdica, ele traz a mensagem de celebração pelo esforço da população que conseguiu cumprir a meta estabelecida, destacando que a Sanepar trabalha diariamente para oferecer a melhor estrutura possível para os paranaenses. Pietro também alerta que devemos manter as boas práticas de economia, sempre atentos ao desperdício. O vídeo da campanha acaba com o seguinte conceito: “Se a água não existe, a gente não existe!”. Impactante, não é mesmo?

 

Você pode conferir o vídeo da campanha clicando aqui.

 

Faça como nosso aluno e adote hábitos de economia, o planeta conta com a participação de todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *