O poder transformador da educação

 

Dia 28 de abril é comemorado o Dia Mundial da Educação. A data foi escolhida durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000. Com a participação de 164 países, firmou-se o compromisso de levar o ensino a todas as crianças e jovens do mundo, propagando o seu poder transformador.

O prazo para o cumprimento dos objetivos estabelecidos pelo evento era de 15 anos. Assim, em 2015, outra edição do evento aconteceu na Coreia do Sul, em Incheon.  Dessa vez, novas metas foram propostas e a intenção é alcançá-las até 2030.

 

O segredo do sucesso é o investimento

 

O Dia Mundial da Educação é um marco simbólico, que representa o compromisso assumido por diversos países. Embora estabeleça uma série de objetivos relacionados a melhorias, não apresenta nenhuma obrigatoriedade de políticas públicas.

Por isso, o Brasil criou o Plano Nacional de Educação (PNE). Sendo assim, as metas adquirem natureza de lei. Esse plano aborda todas as etapas de formação, da Educação Infantil até o Superior, e discute questões como a taxa de escolaridade e o ensino inclusivo. A iniciativa do governo brasileiro é muito importante, já que a melhora dos resultados na educação só é possível a partir do investimento.

Um bom exemplo disso é a Finlândia. O país “mais feliz do mundo” sempre tem excelentes resultados no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). De acordo com Riia Palmqvist, conselheira da agência de educação finlandesa, esse sucesso pode ser atribuído ao forte investimento em um ensino de qualidade, que valoriza os professores e proporciona apoio aos alunos com necessidades específicas de aprendizagem.

 

O poder da educação

 

O aprendizado proporciona liberdade e trabalha a empatia. É por meio de um ensino de qualidade que se formam indivíduos conscientes, capazes de ler o mundo e transformá-lo.

Pensando nisso, o Colégio Stella Maris trabalha com o Ensino Maker. O método “mãos na massa” tem o objetivo de associar o ensino à inovação. Combinando teoria e prática, o movimento promove o aprendizado por meio da experimentação, o que torna o aluno protagonista da sua jornada pela construção do conhecimento.

Em uma sociedade tão dinâmica, em que a todo momento surgem novidades e novas demandas, a educação se faz fundamental para o desenvolvimento humano, já que diz respeito ao ato de formar cidadãos preparados para viver e acompanhar essas mudanças.

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem” – Paulo Freire.

 

Feliz Dia Mundial da Educação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *