Como escolher a escola ideal para o seu filho

 

Com o final de ano chega a época da matrícula nas escolas. Mensalidade, localização, método de ensino… são muitos os detalhes que precisam ser analisados. O colégio será o lugar onde o seu pequeno passará a maior parte do dia. Portanto, encontrar um ambiente acolhedor, bem estruturado e que você se identifique com a equipe pedagógica é um ótimo passo para verificar o que não pode faltar na instituição.

 

Pensando nisso, preparamos este texto para te ajudar nesse processo, continue lendo!

 

  1. Expectativas

Primeiramente, antes de sair a procura da escola ideal, tenha em mente o que espera do lugar. Sendo assim, a dica é fazer uma lista com tudo aquilo que você considera indispensável na instituição de ensino. Além de claro, encaixar esses requisitos na sua rotina.

 

  1. Afinidade entre escola e família

Desde já, opte por uma escola que tenha a ver com o seu filho e o estilo da família. Quais valores e crenças são importantes que ele receba? Nesse mesmo sentido, considerar os interesses do seu filho é muito bacana. Ele gosta mais de tecnologia e jogos? Ele é mais adepto à leitura e desenvolvimento artístico? Esses são alguns detalhes que irão ajudar. Assim, poderá decidir se ele se adapta melhor em uma escola mais tradicional ou mais flexível.

 

  1. Método de ensino

Antes de mais nada, pergunte sobre a linha de ensino que a escola oferece. Existem muitas vertentes educacionais, desde as mais tradicionais, que trabalham com a relação professor-aluno. Além das que colocam o aluno como protagonista do seu próprio conhecimento, com uma metodologia mais ativa e criativa.

Nesse sentido, há instituições que incentivam o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, independentemente da idade do seu filho. Se isso é algo importante para você, dê um check na sua lista!

Outro ponto a ser observado é o número de alunos por sala e a equipe de professores. Você pode verificar se eles investem em aulas extracurriculares e educação continuada. Dessa maneira, eles se mantêm atualizados com as novas práticas de ensino.

Além disso, buscar referências em relação à instituição também te dará segurança na hora de decidir. Bem como, ouvir os pais e até mesmo os próprios alunos é sempre válido.

 

  1. Estrutura da escola

Na hora da visita, ande por todas as dependências da escola e observe pontos que considera importante. Do mesmo modo, avalie os espaços disponibilizados para os alunos, área de recreação, biblioteca, laboratórios.

Outra dica é ver se a escola oferece diferenciais. Hoje em dia já se fala muito de salas makers – onde os alunos participam ativamente do processo de aprendizado. Ou até mesmo ferramentas e outros espaços que sejam incentivadoras do desenvolvimento dos estudantes.

 

  1. Pensar no futuro

Como falamos no tópico acima, instituições que vão além do beabá tem sido uma ótima opção. Da mesma forma, ambientes que proporcionem a evolução integral dos alunos e que permitam que eles vivam a sua individualidade fazem toda a diferença no futuro.

Por fim, sugerimos que as visitas às instituições sejam feitas inclusive com a presença dos filhos. Assim eles podem conhecer o espaço e ver se tudo está dentro das expectativas.

 

Você já conhece nossas unidades? Te esperamos por aqui. Agende uma visita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *