A família é o primeiro vínculo social das crianças. E, uma vez que elas se relacionam com o mundo desde o nascimento, a presença dos cuidadores em brincadeiras lúdicas que vão auxiliar no desenvolvimento é fundamental. Por isso, separamos 5 atividades para fazer durante as férias com as crianças:
A leitura é essencial para o desenvolvimento emocional, cultural e social das crianças. Além de ser muito interessante para fortalecer o relacionamento com quem lê para elas. Dessa maneira, é uma ótima atividade para realizar em família.
Você pode montar uma verdadeira contação de histórias para tornar esse momento mais envolvente. Não tenha vergonha de fazer gestos, caretas e criar vozes para diferentes personagens. Confira aqui uma lista com 5 indicações de livros para ler com as crianças.
A caça ao tesouro já é uma brincadeira clássica. Muitas famílias fazem na Páscoa, por exemplo. Mas porque esperar uma data comemorativa para fazê-la, não é mesmo? Para deixar a atividade mais interessante você pode usar objetos sensoriais.
Primeiro, escolha algumas texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, mole ou rígido. Depois, peça para a criança encontrar os objetos com aquelas características. Assim, você usa o próprio ambiente para montar uma brincadeira divertida e ainda trabalha a observação.
A prática regular de exercícios físicos é muito importante para a saúde. Ela é uma das responsáveis por aumentar a qualidade de vida e garantir um bom funcionamento do nosso organismo.
Dessa forma, o hábito deve ser estimulado desde cedo. Você pode realizar diversos exercícios físicos junto com as crianças como: pular corda, jogar bola, alongamentos, movimentos de ioga ou pilates, corrida de saco, fazer obstáculos, andar de bicicleta, entre outros.
A massinha de modelar é excelente para criar brincadeiras sensoriais que estimulam a coordenação motora e a criatividade. E tudo pode ficar ainda mais divertido se vocês fabricarem a sua própria massinha. Por isso, já anota a receita aí:
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo.
1 xícara (chá) de sal.
1½ xícara (chá) de água.
1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol ou outro óleo comestível).
Corante comestível de cores variadas.
Modo de preparo:
Basta misturar todos os ingredientes listados na ordem acima até adquirir uma consistência homogênea.
Essa é uma maneira perfeita de estimular a imaginação e ainda trabalhar um valor muito importante: a sustentabilidade. Ao criar o próprio brinquedo com materiais que, aparentemente, não teriam mais utilidade, a criança aprende a importância da reciclagem.
Para montar a atividade separe materiais recicláveis como: tampinhas, caixas, potes de plástico, garrafas pet, caixa de ovo, pratos de plástico. Também, alguns materiais artísticos para que as crianças possam personalizar o brinquedo como: canetinhas, lápis de cor, tinta guache, cola colorida, barbantes. Em seguida é só deixar os pequenos soltarem a imaginação!
Quando a família participa do processo de brincar ela está garantindo, acima de tudo, um amadurecimento pleno e saudável. Afinal, brincando as crianças trabalham habilidades motoras, cognitivas e afetivas. Por isso, não deixe de seguir essas dicas de atividades para fazer durante as férias!
Deixe um comentário