Qual é a importância do Dia Nacional do Livro Infantil?

Dia 18 de Abril é comemorado o dia Nacional do Livro Infantil. A celebração tem como objetivo ressaltar a importância do livro infantil, uma vez que a leitura é responsável por desenvolver vários aspectos importantes para o aprendizado na infância.

A data também é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, pois esse é o dia do nascimento do autor que é considerado o pai da literatura infantil brasileira. A comemoração foi oficializada pela lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002.

 

A importância do livro infantil

A leitura ajuda no desenvolvimento emocional, social e cultural das crianças. Além disso, é fundamental lembrar que ela está diretamente ligada ao processo de alfabetização. Entre os benefícios da leitura estão:

  • O fortalecimento da relação com quem lê para a criança;
  • O estímulo da curiosidade, imaginação e criatividade;
  • O desenvolvimento da atenção, concentração, vocabulário, memória e raciocínio;
  • A descoberta de sentimentos e como lidar com eles.

 

Como incentivar a leitura na infância

 

De acordo com o pesquisador Augusto Buchweitz, do Instituto do Cérebro (InsCer), a leitura demanda incentivos constantes. Dessa forma, para que ela se torne um hábito, as crianças precisam sempre receber motivações.

Assim, é necessário que os responsáveis leiam com a criança, reforcem o hábito de ler próximo à criança e ofereçam a oportunidade para que elas possam explorar os livros. Aqui, separamos uma lista com 5 indicações de livros infantis para ler com as crianças e criar um momento muito especial:

 

Livro de José Mauro de Vasconcelos

1 – Meu pé de laranja lima

 

Publicado em 1968, é considerado um dos livros mais importantes da literatura infanto-juvenil. A história escrita por José Mauro de Vasconcelos é centrada em Zezé, um menino que mergulha em um mundo de fantasias por causa de um pé de laranja lima.

 

 

 

2 – Bisa Bia, Bisa Bel

Livro de Ana Maria Machado

 

O livro é escrito pela autora Ana Maria Machado. Ela é ganhadora de três edições do prêmio Jabuti (prêmio literário mais tradicional do Brasil),

bem como o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o “Nobel” da literatura infantil. Nessa história é possível acompanhar Isabel, que em uma conversa imaginária com a bisavó, aprende, acima de tudo, a conviver consigo mesma.

 

 

Livro de Ilan Brenman 3 – Vó, para de fotografar!

 

Uma avó coruja que não para de fotografar e uma neta que acha curioso esse hábito. É através dessas personagens que o autor Ilan Brenman e o ilustrador Guilherme Karsten discutem o encontro de gerações e a importância de criar e guardar memórias.

 

 

 

4 – AmorasLivro de Emicida

 

Uma história cheia de simplicidade e poesia, esse é o primeiro livro do cantor Emicida. Por meio do texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, o autor aponta como é importante nos reconhecermos no mundo. Afinal, é dessa maneira que conseguimos sentir orgulho de quem somos.

 

 

Otávio Júnior5 – Da minha janela

 

Vencedor do prêmio Jabuti na categoria infantil, o livro é escrito por Otávio Júnior e ilustrado pela argentina Vanina Starkoff. Ele convida o leitor a conhecer uma favela no Rio de Janeiro, ao passo que celebra a diversidade. Na história o autor conta ter sido “salvo por um livro”, objeto que lhe proporcionou pontos de vista e, claro, novas janelas!

 

 

Com essas indicações você já está preparado para criar um momento muito especial. Agora é só ler com a sua criança e embarcar em uma viagem divertida onde a imaginação é o carro-chefe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *