Você sabia que 29 de maio foi o Dia Mundial da Energia? A data surgiu em 1981, a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal. O objetivo é conscientizar a população sobre os benefícios das energias renováveis.
Primeiramente, é preciso entender o que são energias não renováveis. Elas dependem de processos geológicos para se tornarem disponíveis. Assim, caso se esgotem, será preciso muito tempo para que fiquem acessíveis novamente. Os principais exemplos são: petróleo, carvão, gás natural e energia nuclear.
Como alternativa, nós temos as energias renováveis. Elas utilizam recursos naturais que possuem um ciclo renovação bem mais curto. Dessa forma, é possível um uso mais consciente. Os principais exemplos são: solar, hídrica, eólica e biomassa.
A geração de energia através de fontes não renováveis é prejudicial ao meio ambiente, pois ela emite gases poluentes. Estes gases estão relacionados a problemas respiratórios, intensificação do efeito estufa e até mesmo a chuva ácida. Dessa forma, as energias renováveis representam uma alternativa limpa e viável, já que elas não agridem o meio ambiente em seu processo de produção. Por isso, muitas iniciativas estão sendo tomadas ao redor do mundo para adotar essa opção sustentável e reduzir os efeitos das mudanças climáticas.
Devido a diversidade e abundância dos recursos necessários, é possível obter energia renovável em qualquer lugar do planeta. No Brasil, por exemplo, os usos de fontes renováveis representam cerca de 48% da matriz energética do país. Sendo as mais comuns as energias: hídrica, solar e de biomassa.
O investimento em energia limpa é essencial para a concretizar o objetivo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O plano pretende levar eletricidade para todos até 2030.
Além disso, as fontes sustentáveis têm se tornado cada vez mais competitivas. Conforme o relatório do Fórum Econômico Mundial, em alguns países, a produção atingiu o chamado ponto de inflexão. Dessa forma, ela pode custar o mesmo ou até menos que as outras formas de energia. Ainda, o aperfeiçoamento da indústria de energias renováveis tem aumentando o número de empregos no setor.
Amigas do meio ambiente e da economia, as energias renováveis refletem o futuro do planeta. É preciso discutir quais são os seus benefícios e a importância delas. Afinal, respeitar os ciclos de renovação na natureza significa preparar o planeta para receber as gerações que ainda estão por vir.
Deixe um comentário