O desafio de ensinar na pandemia

Depois de quase dois anos de pandemia inovar e se reinventar na hora de ensinar continua sendo um desafio e uma alegria, ao mesmo tempo, para os professores.

 

A arte de educar e buscar novas alternativas para passar o conhecimento aos alunos é uma vocação que merece todas as homenagens. E, neste Dia dos Professores, o desafio de ensinar na pandemia mostrou que não poderia ser diferente.

 

“Professor é profissão. Educador é missão”. Essa foi a frase dita pelo professor paulista que teve a ideia de transformar a data do decreto imperial de Pedro I, de 15 de outubro de 1827, em feriado. Segundo o decreto, todas as cidades deveriam ter suas escolas. Ele conseguiu o feito que foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. Assim, o dia 15 de outubro ficou conhecido nacionalmente como dia dos professore. Profissionais tão especiais, capazes de se doar diariamente para o ato mais nobre: que é de ajudar a formar toda a sociedade do agora e do futuro.

 

Incertezas e superações

 

Diante de um cenário totalmente novo, em que tudo precisou ser aprendido de maneira muito rápida para a viabilização das aulas a distância, os professores foram capazes de superar as adversidades e desbravar as tecnologias. Além disso, a rotina acabou sendo bastante afetada. Estando em casa os professores contaram com o desafio de conciliar a rotina da casa com o trabalho.

 

Outro fator que foi sentido pelos professores e estudantes foi a falta da troca, da socialização e da interação que só uma sala de aula consegue oferecer. Estar em contato com a turma é uma parte importante do processo de aprendizagem e comunicação.

 

Apesar de todas as dificuldades, quem assume o papel de professor não desiste de levar o conhecimento para frente. Por isso, os educadores têm dado um show desde o início da pandemia. Eles trazem diferentes abordagens, materiais e propostas para que, mesmo à distância, os alunos não saiam prejudicados. Dessa forma, o cenário de incertezas também pode ser de crescimento e evolução.

 

Novos tempos, novas formas de ensinar

 

Hoje, já se fala que a pandemia do Covid-19 antecipou em 10 ou 15 anos o que iria acontecer nas salas de aula do futuro. Assim como a sociedade e as formas de levar a vida mudam, não seria diferente com as escolas. Então, agora o caminho é continuar acompanhando as mudanças sociais sem perder a essência de transmitir o conhecimento com a paixão que só os professores conseguem expressar.

 

Nós, do Stella Maris, temos orgulho de toda a equipe pedagógica. Profissionais que vêm superando as expectativas e segue firme no que se propuseram quando escolheram essa profissão. Educar é um ato de amor. E, neste Dia dos Professores, só temos a agradecer a parceria e dedicação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *