A importância do Maio Amarelo

 

De acordo com o relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no primeiro trimestre de 2022 ocorreram 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil. Eles deixaram 17.115 pessoas feridas e 1.283 mortas. Esses números correspondem a 23% do total do ano anterior. Tais dados deixam claro a importância do Maio Amarelo.

 

O que é o Maio Amarelo?

 

O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. Com isso, durante todo o mês são mobilizados agentes de vários segmentos: empresas, órgãos do governo e associações. O propósito é, sobretudo, chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo.

 

Como surgiu o movimento?

 

Em maio de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) publicou um documento elaborado com base nos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nele constava que em 2009 aconteceram cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito, além das aproximadamente 50 milhões de pessoas que sobreviveram, mas ficaram com sequelas.

 

Por isso a ONU, a partir de uma resolução oficial, definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Dessa forma, nasceu o Maio Amarelo: maio por conta do mês em que foi publicada a resolução, e amarelo porque é a cor que simboliza atenção e advertência.

 

Desde 2014, cada Maio Amarelo possui um tema. A edição de 2022 traz a campanha “Juntos Salvamos Vidas” , que conta com personagens reais alertando sobre a importância de seguir as regras de trânsito. A previsão é de que aconteçam muitas palestras, reuniões, passeios, blitz educativas, fóruns, workshops e seminários.

 

Detranzinho

 

O Detranzinho é uma mini cidade desenvolvida pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Seu objetivo é ensinar para as crianças noções reais de vivência em situações de trânsito.

 

Inaugurado em 11 de abril de 2022, o programa teve um investimento de aproximadamente 866 mil reais. A estrutura ocupa uma área de 5 mil metros quadrados. Ela fica no terreno que abrigava o pátio de veículos do Detran-PR.

 

A mini cidade possuí pistas de rolamento com sinalizações vertical e horizontal, bem como vias de sentido único e duplo, lombadas e ciclovias. Tudo para ensinar por meio da prática como funciona o dia a dia no trânsito e qual a importância dos direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

 

A inciativa reforça a importância de começar a trabalhar a educação no trânsito desde cedo. Dessa maneira, podemos criar cidadãos mais conscientes que vão ajudar a salvar muitas vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *