Dia Internacional das Mulheres: conheça algumas invenções femininas

 

A celebração do Dia Internacional das Mulheres ocorre anualmente em 8 de março e consiste no enaltecimento de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo da história.

Oficializada em 1921, a data tem como marco uma manifestação das russas por melhores condições de vida e trabalho. Tal manifestação contou com a participação de 90 mil russas durante a Primeira Guerra Mundial e ficou conhecida como “Pão e Paz”.

Do direito ao voto às greves por espaço nos ambientes de trabalho, as reivindicações feitas pelas mulheres foram fundamentais para chegarmos no cenário atual de participação feminina, que ainda está longe de ser o ideal de uma sociedade com igualdade de gênero.

 

Neste Dia Internacional das Mulheres, visamos representatividade! Por isso, trouxemos neste blog post algumas invenções femininas que você provavelmente não tinha conhecimento. Vamos lá:

 

Energia solar – Maria Telkes e Eleanor Raymond

 

Em um contexto de preocupação com as questões ambientais e invenções de fontes de energia renováveis, você precisa saber disso: duas mulheres foram as pioneiras na tecnologia de energia solar. Em 1947, a biofísica Maria Telkes juntou-se à arquiteta Eleanor Raymond e construiu a primeira casa com sistema de aquecimento solar.

Para ter o resultado final, Telkes trabalhou durante 14 anos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e, com o tempo, realizou diversos avanços na área.

 

Software de computadores – Grace Murray Hopper

 

Grace Hopper foi uma analista de sistemas que trabalhou por 10 anos na marinha dos Estados Unidos. Nesse período, ela desenvolveu a linguagem de programação Flow-Matic. Atualmente essa linguagem já é extinta, mas serviu de base para a criação do COBOL (Common Bussiness Oriented Language), presente no processamento de bancos de dados comerciais.

 

Animação em GIF – Lisa Gelobter

 

Os GIFs são uma forma divertida de se comunicar que utilizamos muito hoje em dia, principalmente nas redes sociais. Essa famosa imagem em movimento que nos conquistou é criação da cientista Lisa Gelobter. Da área de computação, ela foi responsável pelo desenvolvimento da animação online, resultado de 25 anos de trabalho na indústria de software.

 

Cinema 3D – Valerie Thomas

 

E quem não ama assistir um filme de ação em 3D no cinema?!

Em 1980, a física Valerie Thomas criou e patenteou o transmissor de ilusão. Esse dispositivo simula a aparência tridimensional de qualquer objeto e foi, posteriormente, utilizado pela Nasa. É considerado elemento chave para dar origem aos filmes e outras tecnologias 3D que conhecemos hoje.

 

Monopoly – Elizabeth Magie Phillips

 

Você com certeza conhece o famoso jogo de tabuleiro “Monopoly”. Mas você sabia que ele era inicialmente chamado de “O Jogo do Senhorio” e foi criado por Elizabeth Phillips? Na época de sua criação, o objetivo era demonstrar de forma prática como era o benefício do sistema de economia de terras de Henry George, economista dos Estados Unidos.

A partir de 1903, o jogo começou a se popularizar no país, e Elizabeth teve sua patente negada. Ela foi concedida a Charles Durow, que garantiu os direitos autorais de sua versão aprimorada chamada “Monopoly”. Nos anos a seguir, a venda do jogo para Parker Brothers apagou ainda mais Elizabeth na história.

 

 

De criações e invenções femininas o mundo está cheio! Devemos valorizar isso. É nosso papel, como sociedade, lutar para que os créditos sejam dados às mulheres. Dessa forma, aos poucos, chegamos mais perto da igualdade de gênero e provamos que elas são capazes de tudo o que quiserem!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *