Dia 20 de maio é Dia do Pedagogo! A data foi instituída pela lei nº 13.083, de 08 de janeiro de 2015. O objetivo é homenagear esses profissionais que são muito importantes para garantir a qualidade do processo educacional. Por isso, neste Dia do Pedagogo separamos uma lista com 5 educadores que marcaram a história e são referência para quem trabalha com pedagogia.
Na Itália, foi a primeira mulher a se formar em medicina. Como médica ela olhou para educação não só com um rigor filosófico, mas também científico. Ela é a pioneira da “autoeducação”, conceito que não enxerga o educador como única forma de adquirir conhecimento.
Nesse método de ensino a criança busca o aprendizado enquanto o professor acompanha o processo. Hoje as didáticas sensoriais de Maria são utilizadas cotidianamente na educação, acima de tudo nas séries iniciais.
O educador baiano foi um dos principais defensores do acesso à educação no Brasil. Ele enxergava os alunos como agentes transformadores e expressava em suas ideias a importância de um ensino livre de privilégios. Dessa forma, ele foi um dos principais nomes no debate acerca da universalização da escola pública, laica, gratuita e obrigatória, que ocorreu em 1930. Por isso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) foi nomeado em homenagem a ele.
A pedagoga atuou em diferentes colégios de São Paulo. Ela defendia a integração entre escolas e buscava olhar para as potencialidades de cada indivíduo. Por causa de suas ideias, Mascellani sofreu represálias da ditadura. Mas isso não a impediu de desenvolver muitos projetos e práticas pedagógicas inovadoras.
A educadora foi uma das principais responsáveis pelo SEV (Serviço de Ensino Vocacional). O projeto tinha o intuito de formar agentes transformadores, livres, criativos e críticos. Ele foi extinto pela ditadura, pois foi considerado subversivo.
O professor russo construiu sua teoria baseada no impacto do processo sócio histórico na formação do indivíduo. Para ele a aquisição de conhecimentos se dá, sobretudo, pela interação do sujeito com o meio. Vygotsky destacava o papel central da linguagem bem como da aprendizagem no desenvolvimento humano.
Muito discutido na área acadêmica, o professor pernambucano dedicou boa parte da sua vida estudando educação. Dessa maneira, fez diversas contribuições para a área. Entre elas a teoria crítica que visa olhar também para o contexto cultural e social em que o aluno está inserido.
Defensor de um ensino mais humano, Freire acreditava que o processo educacional só é efetivo se existe a aprendizagem. Para o autor, a educação precisa despertar a criticidade e incentivar a autonomia. Assim, os indivíduos podem interpretar melhor o contexto e transformá-lo.
Para esse Dia do Pedagogo, trouxemos alguns dos educadores que, através de suas ideias e projetos, continuam contribuindo para a formação dos profissionais da área. Que nós possamos cada vez mais reconhecer como os pedagogos são essenciais para nossa sociedade!
Deixe um comentário