O Outono vem antes do inverno e depois do verão, por isso é considerado como uma estação de transição. Apesar de existir nos dois hemisférios, ele não começa ao mesmo tempo nas duas regiões. Enquanto no Hemisfério Sul, onde fica o Brasil, tem início entre os dias 20 e 21 de março. No Hemisfério Norte começa entre os dias 22 e 23 de setembro.
Ele é conhecido por ser a estação da mudança, pois a natureza se transforma nessa época. Além disso, devido a variação de temperatura, o outono possui um grande impacto nas colheitas, o que acaba fazendo com que esse período esteja associado a algumas festividades. Conheça curiosidades sobre a estação:
Um dos aspectos mais marcantes do outono é a transformação da natureza. As folhas das árvores ficam entre tons de amarelo e vermelho e algumas espécies passam por uma queda de folhas. Isso acontece porque as folhas não resistem ao frio do inverno.
Assim como na primavera, o outono também tem muitas cores. Mas, as responsáveis por elas não são as flores. Você já olhou para o céu durante essa estação? Se ainda não, faça o teste. É durante o outono que mais cores podem ser vistas lá em cima. Os fins de tarde também são um charme à parte, já que possuem uma variedade que inclui o laranja, o vermelho e o roxo.
Por ser uma estação de transição o outono possui mais de uma temperatura. Isso significa que nessa estação encontramos um clima mais quente (geralmente os primeiros dias), um clima mais ameno e um clima mais frio (geralmente os últimos dias).
Durante o outono acontece um aumento dos ventos e da formação de nevoeiros pela manhã. Desse modo a estação acaba virando uma pedra no sapato de muitos aeroportos.
Os chineses começaram a celebrar o Festival da Lua no início da Dinastia Tang (618-907) por causa da relação da lua com a mudança de estações e com as colheitas. Assim, o festival é realizado durante o outono com a finalidade de reunir a família para prestar agradecimentos a lua e celebrar a colheita.
No outono, algumas espécies de animais estocam comida para o inverno. Os esquilos, por exemplo, enterram nozes e sementes. Cientistas destacaram que, nesse meio tempo, existe um aumento de 15% na área do cérebro desses esquilos, a qual é responsável pela memória e emoção. Logo eles vão conseguir “lembrar” onde guardaram o alimento.
Como vimos anteriormente, o outono é uma ótima oportunidade para abraçarmos o nascer de um novo tempo. Afinal, é a estação das mudanças e do amadurecimento. Conta pra gente, qual é a sua estação preferida?
Deixe um comentário