Consumo de água: como conscientizar as crianças?

As crianças são o futuro do planeta, não é mesmo? Então, quem melhor para aprender, desde cedo, a cuidar dos recursos naturais disponíveis?

 

Diante da crise hídrica que o estado e outras regiões do Brasil têm enfrentado atualmente, o momento se torna essencial para ensinar os pequenos como cuidar desse bem e evitar o desperdício. Lá na frente, uma pequena ação pode fazer toda diferença.

 

Mas primeiro, vamos para alguns dados! O nosso planeta Terra, que poderia muito bem ser chamado de água, pois 70% da sua superfície é coberta por esse recurso, tem apenas 2% de água potável, ou seja, própria para consumo. Então, é ideal evitar desperdícios e buscar formas conscientes do uso desse bem.

 

Além disso, no Brasil, cada pessoa gasta, em média, de 154 a 185 litros de água por dia, segundo o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, do Ministério das Cidades, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda o máximo de 110 litros. Assim, que tal mudar esse cenário e consumir pelo menos o recomendado pela ONU diariamente?

 

Confira algumas práticas no dia a dia para o consumo consciente da água!

 

Dê o exemplo

 

Para que a criança aprenda e realmente veja a importância do bom uso da água, ela vai buscar exemplos para se espelhar. Portanto, as dicas de como evitar desperdícios devem passar pelas ações dos pais e responsáveis. Mas, como? Da mesma forma que você diria para o seu pequeno fechar a torneira ao escovar os dentes, você também deve fazê-lo.

 

Mostre de onde vem a água

 

É muito comum abrir a torneira e apenas usufruir do recurso, sem pensar muito de onde ele vem, para onde vai, como chega até ali. Mas ter a consciência de que há um longo caminho e existem muitas coisas e pessoas envolvidas no processo do tratamento da água, é essencial para entender a dimensão da riqueza desse recurso. Além de mostrar às crianças como é importante cuidar desse bem para que não falte lá na frente.

 

Dicas para economizar água no dia a dia:

  • Como já mencionamos anteriormente: fechar a torneira para escovar os dentes;
  • Fechar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando e não tomar banho muito demorado – dez a quinze minutos são suficientes;
  • Abrir a torneira em uma quantidade adequada para o uso;
  • Usar a descarga corretamente;
  • Limpar os pratos retirando todos os restos antes de começar a lavar. Também fechar a torneira ao ensaboar a louça;
  • Reutilize a água: seja recolher água da chuva, ou aproveitar a água da máquina para lavar a calçada, o carro, e mostrar para os pequenos como esse reuso é bacana e importante;
  • Faça uma horta: essa é uma boa maneira das crianças entenderem que a água é vida. É essencial para que as plantinhas cresçam bem, assim como as pessoas, que precisam desse recurso para viver.

 

Além disso, definir metas junto com o seu filho (a) pode ser uma ótima maneira de incentivá-lo nas atividades diárias que utilizem água. Por exemplo: ter como desafio reduzir o tempo do banho para 10 minutos, ou toda vez que a máquina de lavar estiver funcionando, já pensar em algum uso para a água que ela vai despejar.

 

Pequenas ações e mudanças que são feitas hoje, podem transformar o futuro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *