Como usar o Discord de maneira segura?

 

Discord Icon

A tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas. Desse modo, é possível encontrá-la no transporte, no trabalho, no mercado e até mesmo nas interações sociais. Por isso, o número de plataformas voltadas para a troca de mensagens vêm crescendo. O Discord é um exemplo recente. Lançado em 2015 com foco no público gamer, ele nasceu como um concorrente de ferramentas como o Skype. Porém, agora, ele compete também com plataformas de gerenciamento de times.

 

Como funciona

 

O Discord opera, sobretudo, através de servidores. Cada um suporta até 250 usuários e um administrador, e neles é possível criar canais – que seriam os chats. Os chats oferecem trocas de mensagens por meio de texto e ligações de voz e vídeo com dois ou mais integrantes.

 

Os perigos do Discord

 

Entre os dados trazidos pelo relatório de transparência mais recente do Discord, estão as informações de que pelo menos 32,8% dos usuários já sofreram assédio dentro da plataforma. Além de 8,1% que já foram expostos a conteúdo gráfico.

 

Faixa etária

 

A classificação indicativa da plataforma é para jovens de 13 anos ou mais, sendo na Apple Store indicado para maiores de 17 anos. Isso não significa que as crianças menores não possam ter acesso à ferramenta. O ideal é que o uso da plataforma seja com um objetivo, como por exemplo, o complemento a uma atividade extracurricular.

Já com as crianças maiores e os adolescentes, é preciso alertar sobre os perigos e como evitá-los. Logo, os responsáveis devem determinar um nível de supervisão adequado para a idade.

No site da plataforma, é possível encontrar diversos conteúdos sobre segurança online. Neste link, o Discord apresenta dicas e tutoriais para tornar a plataforma mais segura para o seu filho.  Lá, você pode também ler sobre dicas de como conversar sobre segurança online com seu filho adolescente.

 

Reconecte

 Reconecte

O Programa Reconecte é uma iniciativa do governo federal. Ele tem como objetivo estruturar uma série de projetos que forneçam conhecimento sobre recursos tecnológicos. Dessa maneira, é possível encontrar no site cartilhas e cursos que podem ajudar a pensar sobre a segurança digital das crianças.

 

 

 Proposta do Discord

 

De acordo com o site, o Discord pode ser definido da seguinte maneira:

“Imagine um lugar onde você possa pertencer a um clube escolar, um grupo de gamers ou uma comunidade artística mundial. Onde você e alguns amigos possam passar um tempo juntos. Um lugar que torna fácil conversar todos os dias e socializar com mais frequência”

 Essa é a proposta do Discord. Assim como qualquer outra plataforma online, ele precisa de cuidado em relação ao compartilhamento de informações pessoais e contato com desconhecidos. No entanto, ele pode ser uma ferramenta muito positiva se bem usada, por promover a interação em grupo e possibilitar a troca de experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *