Black friday: o que você precisa saber!

 

A Black Friday se tornou uma época para aproveitar produtos com preços imperdíveis. Mas será que são imperdíveis mesmo? A primeira Black Friday aconteceu em 2010 no Brasil. Naquele ano, a novidade parecia um tanto fantasiosa. Produtos com 80% de desconto? Será? Porém, com o passar dos anos, a data passou a ganhar muito adeptos e se fortaleceu no comércio.

Pensando nisso, separamos alguns pontos para você se atentar na hora de realizar as compras nessa última semana de novembro. Vamos lá?!

 

 

 

1.       Defina as suas prioridades

 

Tem um notebook que você está querendo comprar há tempos? O mais urgente no momento é um celular novo? Ou eletrodomésticos e itens para a casa são a sua prioridade? Analise o que você realmente precisa para não acabar comprando por impulso. Já que o preço pode ser um grande atrativo neste momento.

Outro ponto que você deve ficar de olho e somar nos gastos são as taxas que esses produtos possam ter, como por exemplo, o frete.

 

2.       Tenha um limite de gastos

 

Tendo em vista as suas prioridades, saiba quanto do seu orçamento atual e futuro você pode gastar. Tenha em mente as suas despesas fixas para evitar gastos exagerados e até mesmo desnecessários. Organização é a chave para não se endividar.

 

3.       Confira os preços fora da promoção

 

Para não cair em descontos falsos é interessante fazer pesquisas previamente para comparar os preços. Por exemplo, quanto é a média de preço de um notebook ideal para você? Se o valor for em torno de 2 e 3 mil em uma época comum. Durante a Black Friday deve estar um pouco abaixo disso.

Inclusive, desconfie de lojas que há poucos dias estavam com os preços muito altos e no dia da Black Friday os descontos foram grandes. Dessa forma, há uma impressão de que os produtos estão muito baratos, quando, na verdade, a realidade não é essa.

 

Hoje em dia, há extensões que você pode instalar no próprio navegador do seu computador que podem te ajudar a fazer um comparativo nos preços. É o caso do Google Shopping e Buscapé.

 

4.       Fique atento a compras online

 

O ambiente virtual pode estar cheio de armadilhas. Por isso, é preciso ficar atento para não cair em fraudes. Primeiramente, investigue a procedência da loja e veja se há avaliações de outros clientes. Visto que é muito comum reclamações de produtos que não chegaram ou mercadoria errada. Além disso, antes de informar os seus dados e número de cartão, certifique-se que o site é seguro.

Você sabia que uma das tecnologias pensadas para proteger o usuário é o protocolo HTTPS? Portanto, só insira suas informações se o endereço do site começar com https://. Bem como, se o símbolo de um cadeado aparecer ao lado da barra do navegador, indicando que o site é seguro.

 

5.       Esteja ciente de políticas de troca e devolução

 

Como dissemos anteriormente, além de verificar a reputação da loja. Esteja também ciente da política de troca e devolução. Infelizmente, imprevistos acontecem e apesar de trocas e devoluções estarem previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), há especificidades em cada caso. Por isso, o ideal é saber dessas informações previamente.

 

6.       Planeje-se e não aja por impulso

 

O planejamento é a chave para o sucesso. Lembre-se do ditado: “o barato sai caro”. Dessa maneira, evite agir por impulso. Pense duas, três vezes antes de fechar o carrinho de compras. Não se sinta pressionado pelo sentimento de urgência em casos como “oferta relâmpago”; “últimos itens”. Novamente, avalie se você realmente precisa ou se você apenas quer aquele produto. Há uma grande diferença.

 

Por fim, utilize estas dicas para se proteger e aproveitar a Black Friday de maneira consciente 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *