Profissões do futuro: a tecnologia e a experiência humana

Novos dispositivos, novas plataformas, novas formas de fazer as coisas. Assistir as revoluções tecnológicas que impactam o nosso dia a dia pode dar a impressão de que tudo pode ficar ultrapassado. Por isso, os profissionais do amanhã precisam acompanhar os avanços e aliá-los às experiências humanas. Confira 5 profissões do futuro.

1 – Gestor de equipe humano-máquinas

Mesmo que as equipes humanas sejam indispensáveis em todos os contextos, em muitos setores a tendência de automatização completa é crescente. Dessa maneira, é indispensável que existam profissionais que possam gerir essas equipes híbridas, a fim de garantir os melhores resultados. Diante disso, são interessantes nesse caso as formações em recursos humanos, neurociência, ciência da computação, bem como os conhecimentos UI/UX.

2 – Construtor de jornadas de realidade aumentada

A tecnologia de realidade aumentada está cada vez mais difundida. Por isso, aumentou-se a tendência por profissionais que possam projetar jornadas em realidade aumentada.  Para tanto, ter experiência com jogos competitivos multiplayer, familiaridade com tecnologias como Microsfot HoloLens e Facebook Oculus e com metaversos de conteúdo é importante, assim como muita criatividade para escrever, criar e gamificar, tomando-as interessantes.

3 – Advogado 4.0

Profissões que já conhecemos a muito tempo também se reinventam. Com o digital ganhando uma proporção cada vez mais, se tornando quase uma realidade a parte o advogado adquire novas funções, atuando em um campo que também é novidade para o ramo jurídico. Legaltechs, growth hacking e head de inovação são algumas das opções de atuação desse profissional, que precisa de uma formação consistente e atualizada em Direito.

4 – Analista de quantum machine learning

É indispensável um profissional que trabalhe para desenvolver soluções de ponta com o objetivo de aumentar a velocidade e melhorar a performance dos algoritmos e sistemas. Nesse sentido, o profissional fica responsável por programar, desenvolver e “treinar” máquinas que possam pensar de forma autônoma. Aqui entram as pós-graduações na área e anos de experiência com machine learning, computação quântica ou data Science, além de um perfil criativo.

5 – Criador de conteúdo

Com a presença nas redes sociais se tornando uma coisa cada vez mais comum, as possibilidades de atuação nessas plataformas crescem igualmente. Seja fazendo dancinhas ou produzindo conteúdos relacionados a área de atuação, esse profissional precisa de mais do que apenas carisma. Conhecimentos sobre algoritmos, contratos publicitários são só alguns que podem te ajudar nessa carreira, bem como as formações em todas as habilitações de comunicação.

O mundo não para de mudar! E vai continuar mudando, dessa forma é necessário estar preparado para todas essas transformações. Muitas das profissões do futuro como vimos aqui, ainda precisam de soft skills e habilidades humanas como. Por isso, fique também em desenvolvê-las, pois o hoje já tem uma pitada do amanhã.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *