O DIA MUNDIAL DA SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR.

O que vem à nossa mente quando pensamos no ambiente escolar? Muitos ainda têm como um espaço onde são desenvolvidas práticas pedagógicas focadas somente na realização das tarefas, porém sabe-se que, atualmente, a escola possui diversos papéis fundamentais no desenvolvimento do aluno, proporcionando um ambiente no qual o estudante possa ser compreendido e envolvido como parte integrante da sociedade. Quando a escola assume esse papel em multiplicar as experiências e vivências, possibilita que diversas intervenções pedagógicas sejam abordadas, a fim de promover qualidade de ensino, garantir a aproximação do aluno, família e sociedade junto ao âmbito escolar.

 

Diante da importância da escola na formação de um cidadão, é fundamental que a saúde seja abordada em sala de aula. Ensinar aos alunos noções básicas de higiene, estimulá-los a trabalhar o corpo e a mente, fornecer conhecimento sobre as várias doenças que atingem os seres humanos é uma forma de melhorar a qualidade de vida de toda a população.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, podemos definir saúde como uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Isso quer dizer que uma pessoa saudável não é apenas aquela que não possui doenças, mas aquela que está bem consigo mesma em todos os aspectos.

 

Uma temática relevante a ser proposta dentro do ambiente escolar é quando se trata da saúde, pois aqui é aplicado o envolvimento da comunidade escolar junto com a sociedade, desenvolvendo assim o saber científico e o papel do colégio em promover ações de educação em saúde.

 

Nesse pressuposto, é evidente o quanto se faz necessário produzir e aplicar saberes sobre o tema, principalmente propagando a realização de trabalhos, palestras e divulgando ações de promoção e educação à saúde. Diversos são os modos de propagação de ações, um deles é sobre “O Dia Mundial da Saúde.”

 

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 07 de abril e tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os diversos fatores que podem afetar a saúde (UFRGS, 2020). E dentro do ambiente escolar, são diversos os temas que podem ser propagados com o uso dessa data, estimulando os alunos na divulgação científica e inserção na comunidade, como: Palestras sobre saúde mental em crianças e adolescentes, segurança alimentar e o desenvolvimento do jovem, Temas para o ENEM (aulão), Vida financeira, Como manter boas amizades, enfim, apresentar para todos que a saúde é um todo e sem esse todo não realizamos nada, não existe a escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *