Educação Infantil

A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais valorizadas pelos avanços da ciência e das teorias pedagógicas nos últimos anos. O Colégio Stella Maris incorpora tais avanços sem perder de vista os princípios e valores que sempre nortearam o colégio.

 

O Colégio Stella Maris tem na composição de sua prática pedagógica os eixos de Linguagem Oral e Escrita; Noções Lógico – Matemáticas; Natureza e Sociedade; Inglês; Artes; Música; Movimento; Identidade e Autonomia.

 

O Colégio Stella Maris tem na composição de sua prática pedagógica os cinco Campos de Experiências, de acordo com a BNCC: Eu, o outro e o nós.

 

O Colégio Stella Maris tem na composição de sua prática pedagógica os eixos de Linguagem Oral e Escrita; Noções Lógico – Matemáticas; Natureza e Sociedade; Inglês; Artes; Música; Movimento; Identidade e Autonomia.

 

  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

 

Entendemos que a criança deve ser vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Sendo assim, acreditamos que a Educação Infantil é uma etapa de extrema importância para o desenvolvimento do aluno, em todos os seus aspectos biológico, psicológico, social e na construção de valores.

 

Apresentação e proposta

 

Conhecer – promovemos o autoconhecimento, fazendo com que a criança desenvolva algo positivo de si, descubra suas potencialidades e adquira confiança. Encontre a forma de expressar os seus sentimentos e emoções. Igualmente importante, o conhecimento dos outros, a compreensão das diferenças, das relações sociais e a habilidade de convívio e expressão.

 

Brincar – por meio do lúdico e em espaços diferenciados, desenvolver a interação social, o senso de participação, a cooperação, o desenvolvimento físico e motor.

 

Respeitar – respeitar o próximo e o seu espaço. Respeitar a rotina e as normas de convívio, desenvolver o senso de cooperação e o altruísmo.

 

Processos de adaptação

 

As crianças em processo de adaptação serão recebidas pela Equipe Stella Maris na sala de aula. Contamos com o apoio, compreensão e incentivo dos pais para que haja sucesso na adaptação e desenvolvimento das mesmas.

 

Nesse sentido, não será permitida a permanência dos pais e responsáveis na sala de aula ou mesmo no bosque, pois haverá assistência dos profissionais da escola para toda e qualquer orientação e, se necessário, faremos contato telefônico.

 

Uniformes

 

Os uniformes são comercializados por lojas especializadas em confecção de uniformes escolares autorizadas pelo Colégio Stella Maris. As peças desenvolvidas buscam atender às necessidades de clima, conforto, praticidade e faixa etária de cada aluno. Você pode verificar a lista completa de uniformes aqui.

 

Equipe de Professores

 

O Colégio Stella Maris conta com um quadro de professores comprometidos, cientes das responsabilidades de ensinar e de desenvolver as competências de uma criança de forma lúdica, utilizando-se do afeto, da criatividade e da capacidade de transmissão de conteúdo formal. A equipe é experiente, conta com professores regentes, auxiliares e professores especialistas no desenvolvimento de certas habilidades específicas, como a psicomotricidade. O objetivo da equipe é concluir de maneira plena todas as etapas do desenvolvimento motor, psicológico, social e emocional da criança, por meio do concreto e do lúdico, ambientando a criança no processo histórico e social no qual está inserida. Desta forma, ela ingressará no Ensino Fundamental com todos os pré-requisitos necessários para um excelente aprendizado e um processo de alfabetização bem-sucedido.

 

Método de Avaliação

 

Na Educação Infantil, a avaliação é concebida como um processo contínuo no qual o desenvolvimento da criança é focalizado em seus múltiplos aspectos, sem a preocupação de enquadrá-la em processos rígidos ou preestabelecidos.

 

A avaliação far-se-á mediante acompanhamento diário do desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e biológico por meio de critérios objetivos estabelecidos para cada etapa escolar.

 

Para um detalhamento maior acerca dos critérios que são estabelecidos em nosso planejamento de avaliação, você pode entrar em contato com a coordenação da Educação Infantil do Colégio.

 

Períodos

 

Ensino Meio Período

 

O ensino de Meio Período do Colégio Stella Maris é disponibilizado em dois turnos: manhã e tarde. Isto, para as seguintes turmas e faixas etárias:

 

Maternal I (2 anos)
Maternal II (3 anos)
Pré I (4 anos)
Pré II (5 anos)

 

Crianças a partir de 6 anos já fazem parte do Ensino Fundamental I.

 

A concepção de criança refere-se à prática pedagógica. Nesta vertente, a aprendizagem é um processo essencial na apropriação das qualidades humanas, pois é a impulsionadora do desenvolvimento. Portanto, a prática pedagógica é capaz de revelar uma específica imagem da criança, além de percebê-la como sujeito de sua atividade, capaz e competente na sua relação com o mundo. Tal visão contribui para uma criança rica em potencialidades e competências, ativa e ansiosa para se engajar no mundo da cultura, historicamente constituído. A infância, por sua vez, é entendida não como um acontecimento estático, mergulhado em um vazio social, mas sim como um fenômeno concreto (material e imaterial) e, por isso, mediatizado por temas sociais, políticos e econômicos do mundo contemporâneo.

 

Ensino Período Integral

 

A proposta do Período Integral do Colégio Stella Maris privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam com alegria uma perspectiva do tempo de permanência no Colégio. Partimos do pressuposto de que o Período Integral deve transformar a escola na extensão da casa do aluno, e nela ele deve ter tempo não apenas para estudar e desenvolver o seu conhecimento formal, mas também para se socializar, praticar um esporte, uma atividade artística, brincar bastante, alimentar-se de maneira saudável e, é claro, descansar. Entendemos que o aluno deve desenvolver toda rotina de estudos necessária para o bom aprendizado, e garantimos isso com o acompanhamento diário e personalizado da sua rotina de estudos, realização de tarefas de casa e pesquisas. No entanto, também compreendemos que ele deve se divertir em um ambiente agradável no qual se sinta seguro e à vontade, sempre bem alimentado, e tendo sim, dentro de uma rotina correta, o seu tempo de descanso e/ou atividades livres que otimizarão o seu rendimento.

 

Ensino Modelo Almoço

 

O Modelo Almoço surgiu como um período intermediário. A chegada é a partir das 10h30 para almoçar, higiene e descanso e o curricular regular acontece no período da tarde.