Educação Infantil

A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais valorizadas pelos avanços da ciência e das teorias pedagógicas nos últimos anos. O Colégio Stella Maris incorpora tais avanços sem perder de vista os princípios e valores que sempre nortearam o colégio.

O Colégio Stella Maris tem na composição de sua prática pedagógica os eixos de Linguagem Oral e Escrita; Noções Lógico – Matemáticas; Natureza e Sociedade; Inglês; Artes; Música; Movimento; Identidade e Autonomia.

Entendemos que a criança deve ser vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Sendo assim, acreditamos que a Educação Infantil é uma etapa de extrema importância para o desenvolvimento do aluno, em todos os seus aspectos biológico, psicológico, social e na construção de valores.

Apresentação e proposta

Conhecer – promovemos o auto conhecimento, fazendo com que a criança desenvolva algo positivo de si, descubra suas potencialidades e adquira confiança. Encontre a forma de expressar os seus sentimentos e emoções. Igualmente importante, o conhecimento dos outros, a compreensão das diferenças, das relações sociais e a habilidade de convívio e expressão.

Brincar – por meio do lúdico e em espaços diferenciados, desenvolver a interação social, o senso de participação, a cooperação, o desenvolvimento físico e motor.

Respeitar – respeitar o próximo e o seu espaço. Respeitar a rotina e as normas de convívio, desenvolver o senso de cooperação e o altruísmo.

As crianças em processo de adaptação serão recebidas pela Equipe Stella Maris na sala de aula. Contamos com o apoio, compreensão e incentivo dos pais para que haja sucesso na adaptação e desenvolvimento das mesmas.

Nesse sentido, não será permitida a permanência dos pais e responsáveis na sala de aula ou mesmo no bosque, pois haverá assistência dos profissionais da escola para toda e qualquer orientação e, se necessário, faremos contato telefônico.

Os uniformes são comercializados por lojas especializadas em confecção de uniformes escolares autorizadas pelo Colégio Stella Maris. As peças desenvolvidas buscam atender às necessidades de clima, conforto, praticidade e faixa etária de cada aluno. Você pode verificar a lista completa de uniformes aqui.

O Colégio Stella Maris conta com um quadro de professores comprometidos, cientes das responsabilidades de ensinar e de desenvolver as competências de uma criança de forma lúdica, utilizando-se do afeto, da criatividade e da capacidade de transmissão de conteúdo formal. A equipe é experiente, conta com professores regentes, auxiliares e professores especialistas no desenvolvimento de certas habilidades específicas, como a psicomotricidade. O objetivo da equipe é concluir de maneira plena todas as etapas do desenvolvimento motor, psicológico, social e emocional da criança, por meio do concreto e do lúdico, ambientando a criança no processo histórico e social no qual está inserida. Desta forma, ela ingressará no Ensino Fundamental com todos os pré-requisitos necessários para um excelente aprendizado e um processo de alfabetização bem-sucedido.

Equipe de Professores, Maternal I (2 anos)

Nome:
Dila

Turma:
B

Função:
Regente

Equipe de Professores, Maternal II (3 anos)

Nome:
Ana Paula

Turma:
B

Função:
Regente

 

Nome:
Jéssica

Turma:
C

Função:
Regente

 

Nome:
Crislaine

Turma:
Integral

Função:
Regente

Equipe de Professores, Pré I (4 anos)

Nome:
Giulliana

Turma:
Integral

Função:
Regente

 

Nome:
Lara

Turma:
B

Função:
Regente

 

Nome:
Berly

Turma:
D

Função:
Regente

 

Nome:
Gustavo e Katryne

Turma:
B, C e D

Função:
Educação Física

 

Nome:
Melissa

Turma:
B, C e D

Função:
Inglês

Equipe de Professores, Pré II (5 anos)

Nome:
Dodô

Turma:
Integral e B

Função:
Regente

 

Nome:
Denise

Turma:
C

Função:
Regente

 

Nome:
Gustavo e Katryne

Turma:
B e C

Função:
Educação Física

 

Nome:
Melissa

Turma:
B e C

Função:
Inglês

Na Educação Infantil, a avaliação é concebida como um processo contínuo no qual o desenvolvimento da criança é focalizado em seus múltiplos aspectos, sem a preocupação de enquadrá-la em processos rígidos ou preestabelecidos.

A avaliação far-se-á mediante acompanhamento diário do desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e biológico por meio de critérios objetivos estabelecidos para cada etapa escolar.

Para um detalhamento maior acerca dos critérios que são estabelecidos em nosso planejamento de avaliação, você pode entrar em contato com a coordenação da Educação Infantil do Colégio.

Ensino Meio Período

O ensino de Meio Período do Colégio Stella Maris é disponibilizado em dois turnos: manhã e tarde. Isto, para as seguintes turmas e faixas etárias:

Maternal I (2 anos)

Maternal II (3 anos)

Pré I (4 anos)

Pré II (5 anos)

Crianças a partir de 6 anos já fazem parte do Ensino Fundamental I.

A concepção de criança refere-se à prática pedagógica. Nesta vertente, a aprendizagem é um processo essencial na apropriação das qualidades humanas, pois é a impulsionadora do desenvolvimento. Portanto, a prática pedagógica é capaz de revelar uma específica imagem da criança, além de percebê-la como sujeito de sua atividade, capaz e competente na sua relação com o mundo. Tal visão contribui para uma criança rica em potencialidades e competências, ativa e ansiosa para se engajar no mundo da cultura, historicamente constituído. A infância, por sua vez, é entendida não como um acontecimento estático, mergulhado em um vazio social, mas sim como um fenômeno concreto (material e imaterial) e, por isso, mediatizado por temas sociais, políticos e econômicos do mundo contemporâneo.

Ensino Período Integral

A proposta do Período Integral do Colégio Stella Maris privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam com alegria uma perspectiva do tempo de permanência no Colégio. Partimos do pressuposto de que o Período Integral deve transformar a escola na extensão da casa do aluno, e nela ele deve ter tempo não apenas para estudar e desenvolver o seu conhecimento formal, mas também para se socializar, praticar um esporte, uma atividade artística, brincar bastante, alimentar-se de maneira saudável e, é claro, descansar. Entendemos que o aluno deve desenvolver toda rotina de estudos necessária para o bom aprendizado, e garantimos isso com o acompanhamento diário e personalizado da sua rotina de estudos, realização de tarefas de casa e pesquisas. No entanto, também compreendemos que ele deve se divertir em um ambiente agradável no qual se sinta seguro e à vontade, sempre bem alimentado, e tendo sim, dentro de uma rotina correta, o seu tempo de descanso e/ou atividades livres que otimizarão o seu rendimento.

Ensino Modelo Almoço

O Modelo Almoço surgiu como um período intermediário. A chegada é a partir das 10h30 para almoçar, higiene e descanso e o curricular regular acontece no período da tarde.

Os horários de aula, recreio, intervalos e abertura e fechamento dos portões de entrada e de saída, foram planejados para que não haja mistura de faixas etárias muito distintas nos pátios e demais áreas comuns do Colégio. Dessa forma, o espaço é melhor aproveitado, tornando-se mais seguro e confortável. Os alunos da Educação Infantil não se misturam com os alunos do Fundamental e Ensino Médio, e vice-versa, em nenhum momento. Abaixo, segue a tabela com os horários de entrada, saída, abertura e fechamento dos portões, funcionamento da secretaria e de aulas.

Horários de Aula do Turno Manhã

As aulas da Educação Infantil, para turmas do turno da manhã, começam às 7h30min e encerram às 11h50min.

Aula
1.ª aula
2.ª aula
Recreio
3.ª aula
4.ª aula
5.ª aula

Início
7h30min
8h20min
9h10min
9h30min
10h20min
11h10min

Término
8h20min
9h10min
9h30min
10h20min
11h10min
11h50min

Horários de Aula do Turno da Tarde

As aulas da Educação Infantil, para turmas do turno da tarde, começam às 13h20min e encerram às 17h40min.

Aula
1.ª aula
2.ª aula
Recreio
3.ª aula
4.ª aula
5.ª aula

Início
13h20min
14h10min
15h
15h20min
16h10min
17h

Término
14h10min
15h
15h20min
16h10min
17h
17h40min

Obs.: Após às 18h30min será cobrada uma taxa no valor de 30 reais (referente ao dia), que se somará ao valor do boleto na mensalidade do mês seguinte.

Horários de Aula do Período Integral

O Período Integral funciona da seguinte forma: atividades extracurriculares são desenvolvidas ao longo do turno da manhã e atividades curriculares ao longo do turno da tarde.

Horários:

Início: 7h30min com tolerância para entrada de alunos até às 9h.

Término: 17h40min com tolerância até às 19h.

As tolerâncias existem para adequar os horários à necessidade prática diária dos pais

Horários de Funcionamento da Secretaria

Horário de funcionamento da secretaria para efeito de atendimento aos pais e alunos.

Início: 7h30min

Término: 18h

Ao longo do horário de almoço a secretaria fica aberta e disponível para atendimento.

Horários de Abertura dos Portões

Para alunos da Educação Infantil, os portões serão abertos nos seguintes horários:

Período da manhã:

Entrada: 7h
Saída: 11h50min

Período da tarde:

Entrada: 13h
Saída: 17h40min

Procedimentos

A saída da criança só será autorizada com a presença dos pais e/ou responsáveis, ou mediante autorização via agenda. RESSALTA-SE QUE, MESMO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, A SAÍDA ANTECIPADA SOMENTE SERÁ AUTORIZADA MEDIANTE COMUNICAÇÃO POR ESCRITO ASSINADA PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS. NÃO SERÃO PERMITIDAS SAÍDAS ANTECIPADAS, QUANDO O ALUNO, POR INICIATIVA PRÓPRIA, TELEFONAR PARA OS PAIS, SEM ANTES AVISAR A COORDENAÇÃO/DIREÇÃO.

A saída de crianças desacompanhadas só será autorizada mediante documento, esclarecendo o motivo e a hora da saída, assinado pelo responsável e entregue antecipadamente ao Colégio.

O Colégio desconsiderará qualquer “recado” sobre os filhos, realizado pelo intermédio de vizinhos ou amigos – só serão consideradas comunicações diretas dos próprios responsáveis.

O aluno que chegar atrasado só entrará em sala no segundo horário para que se evitem interrupções durante as aulas. Evitem atrasos para que não ocorram prejuízos no processo de aprendizagem do aluno.

Observações:

Após o sinal, os alunos entrarão em sala acompanhados por funcionários do Colégio. Não será permitida a entrada de pais em sala no início e término do horário de aulas, pois tal ato prejudica o processo pedagógico de aprendizagem e diminui a atenção que o(a) professor(a) deve dirigir aos alunos. Após o sinal de início das aulas não se permite o trânsito de pais ou responsáveis pelo Colégio, qualquer necessidade deve ser comunicada à secretaria.
A permanência do aluno no Colégio fora do horário do seu turno regular só será permitida por convocação do Colégio e mediante autorização por escrito dos pais/responsáveis.
Os pais/responsáveis que desejarem acompanhar seus filhos até a sala devem requerer o cartão do responsável na secretaria.
Os pais/responsáveis só devem utilizar os portões da rua Marechal Mallet e da rua Rocha Pombo para entrar no Colégio. Não se pode fazer uso da entrada pela secretaria.

Catraca:

  • Cada cartão de acesso autorizará somente uma passagem na catraca;
  • Os cartões têm leitura por aproximação, por isso poderão ser mantidos dentro da mochila das crianças;
  • O cartão do aluno é de uso exclusivo do aluno;
  • O cartão não têm prazo de validade, portanto o aluno o usará durante todo o período que permanecer no Colégio;
  • Os cartões que apresentarem problemas deverão ser encaminhados à secretaria;
  • Os alunos deverão aguardar seus pais antes das catracas (rua Rocha Pombo e rua Marechal Mallet), pois a passagem do cartão na saída formalizará o desligamento do Colégio;
  • O cartão do responsável deverá ser solicitado na secretaria e será cobrado taxa;
  • Os pais e responsáveis também têm acesso ao colégio através da biometria.

Novidades

Alunos do Centro de Línguas aproveitam atividade de Halloween

Os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental vestiram sua melhor fantasia e aproveitaram as comemorações do Halloween….

Alunos do Maternal I preparam material para Mostra Cultural

No dia 05 de Outubro aconteceu no Colégio Stella Maris a Mostra Cultural: De Olho no Lixo, na qual os alunos…

Palestra sobre a Educação para o aluno do século XXI reúne comunidade escolar na Ópera de Arame

Na última sexta-feira (20/09/19), o Colégio Stella Maris convidou os pais para refletir sobre os desafios da educação de crianças e…