Educação Infantil

A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais valorizadas pelos avanços da ciência e das teorias pedagógicas nos últimos anos. O Colégio Stella Maris incorpora tais avanços sem perder de vista os princípios e valores que sempre nortearam a escola. Entendemos que a criança deve ser vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações.

 

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do colégio visa à formação do aluno nas dimensões bio-psico-social-existencial. Ou seja, é necessário um trabalho que tenha como princípio a formação do homem de modo integral, trabalhando com eixos que darão suporte para uma educação sólida e possibilitando a atuação consciente do aluno na sociedade. Entre os eixos trabalhados, destacamos a formação para o exercício da cidadania, os valores, o respeito à diversidade, a qualidade de vida e a metacognição, aqui entendida como o objetivo principal a ser alcançado ao se trabalhar com o conhecimento científico, cuidadosamente selecionado.

 

Temos na composição de nossa prática pedagógica os eixos de Linguagem Oral e Escrita; Noções Lógico – Matemáticas; Natureza e Sociedade; Inglês; Artes; Música; Movimento; Identidade e Autonomia, além dos cinco Campos de Experiências, de acordo com a BNCC: Eu, o outro e o nós.

 

  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

 

Atuamos em três grande eixos:

Conhecer – promovemos o autoconhecimento, fazendo com que a criança desenvolva algo positivo de si, descubra suas potencialidades e adquira confiança. Encontre a forma de expressar os seus sentimentos e emoções. Igualmente importante, o conhecimento dos outros, a compreensão das diferenças, das relações sociais e a habilidade de convívio e expressão.

 

Brincar – por meio do lúdico e em espaços diferenciados, desenvolver a interação social, o senso de participação, a cooperação, o desenvolvimento físico e motor.

 

Respeitar – respeitar o próximo e o seu espaço. Respeitar a rotina e as normas de convívio, desenvolver o senso de cooperação e o altruísmo.