Educação Infantil

A Coleção Pequenos Amigos integra quatro níveis destinados à Educação Infantil. O material foi elaborado a partir de um projeto pedagógico de ensino que concebe a aprendizagem infantil como resultado dos processos de interação da criança com o meio em que ela vive. As atividades propostas preveem uma criança em movimento, aguçando a criatividade, a curiosidade e estimulando a imaginação. Dessa forma, tanto alunos quanto professores se sentirão motivados. O material tem um mascote principal para cada nível e estes mascotes são animais que têm identificação com os alunos. Os quatro mascotes são amigos e, em muitas ocasiões, viverão grandes aventuras.

Maternal I (2 anos)

Quando se ensina, o professor fundamenta sua atividade em uma teoria do conhecimento, numa concepção de homem e sociedade. O modo como realiza seu trabalho, seleciona e organiza os conteúdos, escolhe as técnicas, os procedimentos de ensino, determina os objetivos e as formas de avaliar, têm relações implícitas ou explícitas com os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a educação num dado momento. O material didático do Colégio Stella Maris tem a proposta embasada em teóricos da educação como Piaget, Ausubel, Vygotsky e Wallon.

A criança que queremos formar: Buscamos ver a criança como um indivíduo dotado de potencialidades e características próprias, mas acima de tudo, pertencente a um contexto sócio-histórico que determina a constituição de sua visão de mundo. Nessa perspectiva, a criança é vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Como na escola ela está em tempo integral interagindo com o mundo que a cerca, nosso principal objetivo é oferecer um material no qual o professor possa desenvolver um trabalho pedagógico a partir das experiências da criança, visando educar e cuidar, desenvolvendo-a integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O material contém atividades que despertam o interesse do aluno e oportuniza o desenvolvimento da sua curiosidade, seu espírito crítico e seu desejo de viver novas experiências que possibilitarão uma aprendizagem contínua. O professor é o mediador e orientador da ação educativa.

Material

Livro integrado

Volumes/ano

2

Ilustração


O Livro Integrado aborda as áreas do conhecimento previstas nos referenciais da Educação Infantil.

A leitura e a escrita são trabalhadas de forma contextualizada, a fim de que as crianças percebam as implicações de seu uso na vida cotidiana. O material contempla textos de diferentes gêneros textuais, privilegiando em alguns momentos poemas e letras de canções por permitir a leitura em diversos suportes. Na Matemática os alunos aprendem noções de quantidade e contagem, participam de jogos, situações que envolvem lógica, desafios matemáticos de forma a compreender o significado dos números, aplicando a Matemática no dia a dia.

De forma contextualizada a proposta pedagógica baseia-se em ativar os conhecimentos prévios dos alunos para depois desenvolver o conteúdo e finalizar com o registro.

Maternal II (3 anos)

Quando se ensina, o professor fundamenta sua atividade em uma teoria do conhecimento, numa concepção de homem e sociedade. O modo como realiza seu trabalho, seleciona e organiza os conteúdos, escolhe as técnicas, os procedimentos de ensino, determina os objetivos e as formas de avaliar, têm relações implícitas ou explícitas com os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a educação num dado momento. O material didático do Colégio Stella Maris tem a proposta embasada em teóricos da educação como Piaget, Ausubel, Vygotsky e Wallon.

A criança que queremos formar: Buscamos ver a criança como um indivíduo dotado de potencialidades e características próprias, mas acima de tudo, pertencente a um contexto sócio-histórico que determina a constituição de sua visão de mundo. Nessa perspectiva, a criança é vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Como na escola ela está em tempo integral interagindo com o mundo que a cerca, nosso principal objetivo é oferecer um material no qual o professor possa desenvolver um trabalho pedagógico a partir das experiências da criança, visando educar e cuidar, desenvolvendo-a integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O material contém atividades que despertam o interesse do aluno e oportuniza o desenvolvimento da sua curiosidade, seu espírito crítico e seu desejo de viver novas experiências que possibilitarão uma aprendizagem contínua. O professor é o mediador e orientador da ação educativa.

Material

Livro integrado

Volumes/ano

2

Ilustração

Material

Livro de Atividades
(Psicomotricidade)

Volumes/ano

1

Ilustração

Material

Livro de Datas
Comemorativas

Volumes/ano

1

Ilustração

História dos Mascotes

Os mascotes favorecem a identificação da criança com os bichinhos de estimação, além de auxiliar o professor no processo de aprendizagem da criança, estimulando a comunicação oral e o desenvolvimento da criatividade.

 

TUFI É UM PEIXINHO MUITO ESPECIAL… MAS, ESPERE AÍ: POR QUE SERÁ QUE TUFI ESTÁ TÃO TRISTE? AH, DEVE SER PORQUE TUFI, MESMO SENDO TÃO BONITO E SIMPÁTICO, SE CONSIDERA MUITO DIFERENTE. VAMOS DESCOBRIR O QUE ESTÁ CAUSANDO TANTA TRISTEZA NO TUFI?

O Livro Integrado aborda as áreas do conhecimento previstas nos referenciais da Educação Infantil.

A leitura e a escrita são trabalhadas de forma contextualizada, a fim de que as crianças percebam as implicações de seu uso na vida cotidiana. O material contempla textos de diferentes gêneros textuais, privilegiando em alguns momentos poemas e letras de canções por permitir a leitura em diversos suportes. Na Matemática os alunos aprendem noções de quantidade e contagem, participam de jogos, situações que envolvem lógica, desafios matemáticos de forma a compreender o significado dos números, aplicando a Matemática no dia a dia.

De maneira contextualizada a proposta pedagógica baseia-se em ativar os conhecimentos prévios dos alunos para depois desenvolver o conteúdo e finalizar com o registro.


Nos Níveis 1, 2 e 3 os Cadernos de Atividades têm como foco principal o estímulo do pensamento infantil, levando as crianças a refletir sobre o mundo, aguçando a sua curiosidade natural por tudo que a rodeia. O professor, como mediador desse processo, deve incentivar as descobertas e facilitar a interação entre as crianças e o conhecimento. Por meio de atividades lúdicas e prazerosas as crianças interagem com o material e vão desenvolvendo-se como indivíduos. O foco principal do Nível 1 é a psicomotricidade.

Comemoro, Brinco e Me Divirto

Livro que aborda as principais datas comemorativas do calendário. Além das datas tradicionais, nesse livro o professor encontra algumas datas pouco comemoradas, mas que são importantes para formar valores e ética nas crianças, com atividades de valorização de profissões, de conscientização do respeito e da vida em sociedade. A ação da escola deve ir além da transmissão de conteúdos, fazendo com que os alunos tenham interesse pela sociedade e percebam a sua transformação.

Sentir, Movimentar e Criar

Estamos vivendo em uma época que normalmente a afirmação “eu quero” domina o vocabulário infantil e é um dever de todos os envolvidos no processo formador, fazer com que as crianças aprendam a importância de fazer parte de um grupo e, assim, saber que todos devem ser ouvidos, respeitados e reconhecidos por seus valores. O professor, trabalhando dessa maneira, acaba proporcionando aos seus alunos, desde a infância, diferentes formas para trabalhar seus sentimentos, possibilitando a formação de adultos responsáveis por suas atitudes no futuro.

Pré I (4 anos)

Quando se ensina, o professor fundamenta sua atividade em uma teoria do conhecimento, numa concepção de homem e sociedade. O modo como realiza seu trabalho, seleciona e organiza os conteúdos, escolhe as técnicas, os procedimentos de ensino, determina os objetivos, as formas de avaliar, têm relações implícitas ou explícitas com os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a educação num dado momento. O material didático do Colégio Stella Maris tem a proposta embasada em teóricos da educação como Piaget, Ausubel, Vygotsky e Wallon.

A criança que queremos formar: Buscamos ver a criança como um indivíduo dotado de potencialidades e características próprias, mas acima de tudo, pertencente a um contexto sócio-histórico que determina a constituição de sua visão de mundo. Nessa perspectiva, a criança é vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Como na escola ela está em tempo integral interagindo com o mundo que a cerca, nosso principal objetivo é oferecer um material no qual o professor possa desenvolver um trabalho pedagógico a partir das experiências da criança, visando educar e cuidar, desenvolvendo-a integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O material contém atividades que despertam o interesse do aluno e oferece oportunidades para desenvolver sua curiosidade, seu espírito crítico e seu desejo de viver novas experiências que possibilitarão uma aprendizagem contínua. O professor é o mediador e orientador da ação educativa.

Material

Livro integrado

Volumes/ano

4

Ilustração

Material

Livro de Atividades
(Lógica)

Volumes/ano

1

Ilustração

Material

Livro de Datas
Comemorativas

Volumes/ano

1

Ilustração

Material de
Princípios,
Emoções e
Valores

 

Ilustração

História dos Mascotes

Os mascotes favorecem a identificação da criança com os bichinhos de estimação, além de auxiliar o professor no processo de aprendizagem da criança, estimulando a comunicação oral e o desenvolvimento da criatividade.

 

PIPO ERA UM PÁSSARO MUITO BONITO, MAS ESTAVA CHATEADO PORQUE NÃO CONSEGUIA CANTAR. VOCÊ QUER CONHECER AS TENTATIVAS DE PIPO PARA APRENDER A CANTAR? SERÁ QUE ELE, UM DIA, IRÁ REALIZAR O SONHO DE SE TORNAR UM PÁSSARO CANTOR?

O Livro Integrado aborda as áreas do conhecimento previstas nos referenciais da Educação Infantil.

A leitura e a escrita são trabalhadas de forma contextualizada, a fim de que as crianças percebam as implicações de seu uso na vida cotidiana. O material contempla textos de diferentes gêneros textuais, privilegiando em alguns momentos poemas e letras de canções por permitir a leitura em diversos suportes. Na Matemática os alunos aprendem noções de quantidade e contagem, participam de jogos, situações que envolvem lógica, desafios matemáticos de forma a compreender o significado dos números, aplicando a Matemática no dia a dia.

De forma contextualizada a proposta pedagógica baseia-se em ativar os conhecimentos prévios dos alunos para depois desenvolver o conteúdo e finalizar com o registro.


Nos Níveis 1, 2 e 3 os Cadernos de Atividades têm como foco principal o estímulo do pensamento infantil, levando as crianças a refletir sobre o mundo, aguçando a sua curiosidade natural por tudo que a rodeia. O professor, como mediador desse processo, deve incentivar as descobertas e facilitar a interação entre as crianças e o conhecimento. Por meio de atividades lúdicas e prazerosas as crianças interagem com o material e vão desenvolvendo-se como indivíduos. O foco principal do Nível 2 é a lógica.

Comemoro, Brinco e Me Divirto

Livro que aborda as principais datas comemorativas do calendário. Além das datas tradicionais, nesse livro o professor encontra algumas datas pouco comemoradas, mas que são importantes para formar valores e ética nas crianças, com atividades de valorização de profissões, de conscientização do respeito e da vida em sociedade. A ação da escola deve ir além da transmissão de conteúdos, fazendo com que os alunos tenham interesse pela sociedade e percebam a sua transformação.

Sentir, Movimentar e Criar

Estamos vivendo em uma época que normalmente a afirmação “eu quero” domina o vocabulário infantil e é um dever de todos os envolvidos no processo formador, fazer com que as crianças aprendam a importância de fazer parte de um grupo e, assim, saber que todos devem ser ouvidos, respeitados e reconhecidos por seus valores. O professor, trabalhando dessa maneira, acaba proporcionando aos seus alunos, desde a infância, diferentes formas para trabalhar seus sentimentos, possibilitando a formação de adultos responsáveis por suas atitudes no futuro.

Pré II (5 anos)

Quando se ensina, o professor fundamenta sua atividade em uma teoria do conhecimento, numa concepção de homem e sociedade. O modo como realiza seu trabalho, seleciona e organiza os conteúdos, escolhe as técnicas, os procedimentos de ensino, determina os objetivos, as formas de avaliar, têm relações implícitas ou explícitas com os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a educação num dado momento. O material didático do Colégio Stella Maris tem a proposta embasada em teóricos da educação como Piaget, Ausubel, Vygotsky e Wallon.

A criança que queremos formar: Buscamos ver a criança como um indivíduo dotado de potencialidades e características próprias, mas acima de tudo, pertencente a um contexto sócio-histórico que determina a constituição de sua visão de mundo. Nessa perspectiva, a criança é vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Como na escola ela está em tempo integral interagindo com o mundo que a cerca, nosso principal objetivo é oferecer um material no qual o professor possa desenvolver um trabalho pedagógico a partir das experiências da criança, visando educar e cuidar, desenvolvendo-a integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O material contém atividades que despertam o interesse do aluno e oferece oportunidades para desenvolver sua curiosidade, seu espírito crítico e seu desejo de viver novas experiências que possibilitarão uma aprendizagem contínua. O professor é o mediador e orientador da ação educativa.

Material

Livro integrado

Volumes/ano

4

Ilustração

Material

Livro de Atividades
(Experimentos)

Volumes/ano

1

Ilustração

Material

Livro de Datas
Comemorativas

Volumes/ano

1

Ilustração

Material de
Princípios,
Emoções e
Valores

 

Ilustração

História dos Mascotes

Os mascotes favorecem a identificação da criança com os bichinhos de estimação, além de auxiliar o professor no processo de aprendizagem da criança, estimulando a comunicação oral e o desenvolvimento da criatividade.

 

DO QUE OS CACHORROS GOSTAM? NANÁ TEM AMIGOS E GOSTA MUITO DE BRINCAR COM ELES. SAIBA COMO NANÁ CONSEGUIU ESCAPAR DE UMA ENRASCADA
GRAÇAS À AJUDA DE SEUS AMIGOS.

O livro Integrado aborda as áreas do conhecimento previstas nos referenciais da Educação Infantil.

A leitura e a escrita são trabalhadas de forma contextualizada, a fim de que as crianças percebam as implicações de seu uso na vida cotidiana. O material contempla textos de diferentes gêneros textuais, privilegiando em alguns momentos poemas e letras de canções por permitir a leitura em diversos suportes. Na Matemática os alunos aprendem noções de quantidade e contagem, participam de jogos, situações que envolvem lógica, desafios matemáticos de forma a compreender o significado dos números, aplicando a Matemática no dia a dia.

De forma contextualizada a proposta pedagógica baseia-se em ativar os conhecimentos prévios dos alunos para depois desenvolver o conteúdo e finalizar com o registro.


Nos Níveis 1, 2 e 3 os Cadernos de Atividades têm como foco principal o estímulo do pensamento infantil, levando as crianças a refletir sobre o mundo e aguçando a sua curiosidade natural por tudo que a rodeia. O professor, como mediador desse processo, deve incentivar as descobertas e facilitar a interação entre as crianças e o conhecimento. Por meio de atividades lúdicas e prazerosas as crianças interagem com o material e vão desenvolvendo-se como indivíduos. O foco principal do Nível 3 são os experimentos.

Comemoro, Brinco e Me Divirto

Livro que aborda as principais datas comemorativas do calendário. Além das datas tradicionais, nesse livro o professor encontra algumas datas pouco comemoradas, mas que são importantes para formar valores e ética nas crianças, com atividades de valorização de profissões, de conscientização do respeito e da vida em sociedade. A ação da escola deve ir além da transmissão de conteúdos, fazendo com que os alunos tenham interesse pela sociedade e percebam a sua transformação.

Sentir, Movimentar e Criar

Estamos vivendo em uma época que normalmente a afirmação “eu quero” domina o vocabulário infantil e é um dever de todos os envolvidos no processo formador, fazer com que as crianças aprendam a importância de fazer parte de um grupo e, assim, saber que todos devem ser ouvidos, respeitados e reconhecidos por seus valores. O professor, trabalhando dessa maneira, acaba proporcionando aos seus alunos, desde a infância, diferentes formas para trabalhar seus sentimentos, possibilitando a formação de adultos responsáveis por suas atitudes no futuro.

Novidades

Alunos do Centro de Línguas aproveitam atividade de Halloween

Os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental vestiram sua melhor fantasia e aproveitaram as comemorações do Halloween….

Alunos do Maternal I preparam material para Mostra Cultural

No dia 05 de Outubro aconteceu no Colégio Stella Maris a Mostra Cultural: De Olho no Lixo, na qual os alunos…

Palestra sobre a Educação para o aluno do século XXI reúne comunidade escolar na Ópera de Arame

Na última sexta-feira (20/09/19), o Colégio Stella Maris convidou os pais para refletir sobre os desafios da educação de crianças e…