A Coleção Pequenos Amigos integra quatro níveis destinados à Educação Infantil. O material foi elaborado a partir de um projeto pedagógico de ensino que concebe a aprendizagem infantil como resultado dos processos de interação da criança com o meio em que ela vive. As atividades propostas preveem uma criança em movimento, aguçando a criatividade, a curiosidade e estimulando a imaginação. Dessa forma, tanto alunos quanto professores se sentirão motivados. O material tem um mascote principal para cada nível e estes mascotes são animais que têm identificação com os alunos. Os quatro mascotes são amigos e, em muitas ocasiões, viverão grandes aventuras.

Maternal I (2 anos)

Quando se ensina, o professor fundamenta sua atividade em uma teoria do conhecimento, numa concepção de homem e sociedade. O modo como realiza seu trabalho, seleciona e organiza os conteúdos, escolhe as técnicas, os procedimentos de ensino, determina os objetivos e as formas de avaliar, têm relações implícitas ou explícitas com os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a educação num dado momento. O material didático do Colégio Stella Maris tem a proposta embasada em teóricos da educação como Piaget, Ausubel, Vygotsky e Wallon.

A criança que queremos formar: Buscamos ver a criança como um indivíduo dotado de potencialidades e características próprias, mas acima de tudo, pertencente a um contexto sócio-histórico que determina a constituição de sua visão de mundo. Nessa perspectiva, a criança é vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Como na escola ela está em tempo integral interagindo com o mundo que a cerca, nosso principal objetivo é oferecer um material no qual o professor possa desenvolver um trabalho pedagógico a partir das experiências da criança, visando educar e cuidar, desenvolvendo-a integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O material contém atividades que despertam o interesse do aluno e oportuniza o desenvolvimento da sua curiosidade, seu espírito crítico e seu desejo de viver novas experiências que possibilitarão uma aprendizagem contínua. O professor é o mediador e orientador da ação educativa.

Material

Livro integrado

Volumes/ano

2

Ilustração

O Livro Integrado aborda as áreas do conhecimento previstas nos referenciais da Educação Infantil.

A leitura e a escrita são trabalhadas de forma contextualizada, a fim de que as crianças percebam as implicações de seu uso na vida cotidiana. O material contempla textos de diferentes gêneros textuais, privilegiando em alguns momentos poemas e letras de canções por permitir a leitura em diversos suportes. Na Matemática os alunos aprendem noções de quantidade e contagem, participam de jogos, situações que envolvem lógica, desafios matemáticos de forma a compreender o significado dos números, aplicando a Matemática no dia a dia.

De forma contextualizada a proposta pedagógica baseia-se em ativar os conhecimentos prévios dos alunos para depois desenvolver o conteúdo e finalizar com o registro.

Maternal II (3 anos)

Quando se ensina, o professor fundamenta sua atividade em uma teoria do conhecimento, numa concepção de homem e sociedade. O modo como realiza seu trabalho, seleciona e organiza os conteúdos, escolhe as técnicas, os procedimentos de ensino, determina os objetivos, as formas de avaliar, têm relações implícitas ou explícitas com os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a educação num dado momento. O material didático do Colégio Stella Maris tem a proposta embasada em teóricos da educação como Piaget, Ausubel, Vygotsky e Wallon.

A criança que queremos formar: Buscamos ver a criança como um indivíduo dotado de potencialidades e características próprias, mas acima de tudo pertencente a um contexto sócio-histórico que determina a constituição de sua visão de mundo. Nessa perspectiva, a criança é vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Como na escola ela está em tempo integral interagindo com o mundo que a cerca, nosso principal objetivo é oferecer um material no qual o professor possa desenvolver um trabalho pedagógico a partir das experiências da criança, visando educar e cuidar, desenvolvendo-a integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O material contém atividades que despertam o interesse do aluno e oferece oportunidades para desenvolver sua curiosidade, seu espírito crítico e seu desejo de viver novas experiências que possibilitarão uma aprendizagem contínua. O professor é o mediador e orientador da ação educativa.

Material

Livro integrado

Volumes/ano

2

Ilustração

Livro de Atividades
(Psicomotricidade)

1

Livro de Datas
Comemorativas

1

História dos Mascotes

Os mascotes favorecem a identificação da criança com os bichinhos de estimação, além de auxiliar o professor no processo de aprendizagem da criança, estimulando a comunicação oral e o desenvolvimento da criatividade.

TUFI É UM PEIXINHO MUITO ESPECIAL… MAS, ESPERE AÍ: POR QUE SERÁ QUE TUFI ESTÁ TÃO TRISTE? AH, DEVE SER PORQUE TUFI, MESMO SENDO TÃO BONITO E SIMPÁTICO, SE CONSIDERA MUITO DIFERENTE. VAMOS DESCOBRIR O QUE ESTÁ CAUSANDO TANTA TRISTEZA NO TUFI?

O Livro Integrado aborda as áreas do conhecimento previstas nos referenciais da Educação Infantil.

A leitura e a escrita são trabalhadas de forma contextualizada, a fim de que as crianças percebam as implicações de seu uso na vida cotidiana. O material contempla textos de diferentes gêneros textuais, privilegiando em alguns momentos poemas e letras de canções por permitir a leitura em diversos suportes. Na Matemática os alunos aprendem noções de quantidade e contagem, participam de jogos, situações que envolvem lógica, desafios matemáticos de forma a compreender o significado dos números, aplicando a Matemática no dia a dia.

De maneira contextualizada a proposta pedagógica baseia-se em ativar os conhecimentos prévios dos alunos para depois desenvolver o conteúdo e finalizar com o registro.

Nos Níveis 1, 2 e 3 os Cadernos de Atividades têm como foco principal o estímulo do pensamento infantil, levando as crianças a refletir sobre o mundo, aguçando a sua curiosidade natural por tudo que a rodeia. O professor, como mediador desse processo, deve incentivar as descobertas e facilitar a interação entre as crianças e o conhecimento. Por meio de atividades lúdicas e prazerosas as crianças interagem com o material e vão desenvolvendo-se como indivíduos. O foco principal do Nível 1 é a psicomotricidade.

Comemoro, Brinco e Me Divirto

Livro que aborda as principais datas comemorativas do calendário. Além das datas tradicionais, nesse livro o professor encontra algumas datas pouco comemoradas, mas que são importantes para formar valores e ética nas crianças, com atividades de valorização de profissões, de conscientização do respeito e da vida em sociedade. A ação da escola deve ir além da transmissão de conteúdos, fazendo com que os alunos tenham interesse pela sociedade e percebam a sua transformação.

Sentir, Movimentar e Criar

Estamos vivendo em uma época que normalmente a afirmação “eu quero” domina o vocabulário infantil e é um dever de todos os envolvidos no processo formador, fazer com que as crianças aprendam a importância de fazer parte de um grupo e, assim, saber que todos devem ser ouvidos, respeitados e reconhecidos por seus valores. O professor, trabalhando dessa maneira, acaba proporcionando aos seus alunos, desde a infância, diferentes formas para trabalhar seus sentimentos, possibilitando a formação de adultos responsáveis por suas atitudes no futuro.

Pré I (4 anos)

Quando se ensina, o professor fundamenta sua atividade em uma teoria do conhecimento, numa concepção de homem e sociedade. O modo como realiza seu trabalho, seleciona e organiza os conteúdos, escolhe as técnicas, os procedimentos de ensino, determina os objetivos, as formas de avaliar, têm relações implícitas ou explícitas com os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a educação num dado momento. O material didático do Colégio Stella Maris tem a proposta embasada em teóricos da educação como Piaget, Ausubel, Vygotsky e Wallon.

A criança que queremos formar: Buscamos ver a criança como um indivíduo dotado de potencialidades e características próprias, mas acima de tudo, pertencente a um contexto sócio-histórico que determina a constituição de sua visão de mundo. Nessa perspectiva, a criança é vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Como na escola ela está em tempo integral interagindo com o mundo que a cerca, nosso principal objetivo é oferecer um material no qual o professor possa desenvolver um trabalho pedagógico a partir das experiências da criança, visando educar e cuidar, desenvolvendo-a integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O material contém atividades que despertam o interesse do aluno e oferece oportunidades para desenvolver sua curiosidade, seu espírito crítico e seu desejo de viver novas experiências que possibilitarão uma aprendizagem contínua. O professor é o mediador e orientador da ação educativa.

Material

Livro integrado

Volumes/ano

4

Ilustração

Livro de Atividades
(Lógica)

1

Livro de Datas
Comemorativas

1

Material de
Princípios,
Emoções e
Valores

História dos Mascotes

Os mascotes favorecem a identificação da criança com os bichinhos de estimação, além de auxiliar o professor no processo de aprendizagem da criança, estimulando a comunicação oral e o desenvolvimento da criatividade.

PIPO ERA UM PÁSSARO MUITO BONITO, MAS ESTAVA CHATEADO PORQUE NÃO CONSEGUIA CANTAR. VOCÊ QUER CONHECER AS TENTATIVAS DE PIPO PARA APRENDER A CANTAR? SERÁ QUE ELE, UM DIA, IRÁ REALIZAR O SONHO DE SE TORNAR UM PÁSSARO CANTOR?

O Livro Integrado aborda as áreas do conhecimento previstas nos referenciais da Educação Infantil.

A leitura e a escrita são trabalhadas de forma contextualizada, a fim de que as crianças percebam as implicações de seu uso na vida cotidiana. O material contempla textos de diferentes gêneros textuais, privilegiando em alguns momentos poemas e letras de canções por permitir a leitura em diversos suportes. Na Matemática os alunos aprendem noções de quantidade e contagem, participam de jogos, situações que envolvem lógica, desafios matemáticos de forma a compreender o significado dos números, aplicando a Matemática no dia a dia.

De forma contextualizada a proposta pedagógica baseia-se em ativar os conhecimentos prévios dos alunos para depois desenvolver o conteúdo e finalizar com o registro.

Nos Níveis 1, 2 e 3 os Cadernos de Atividades têm como foco principal o estímulo do pensamento infantil, levando as crianças a refletir sobre o mundo, aguçando a sua curiosidade natural por tudo que a rodeia. O professor, como mediador desse processo, deve incentivar as descobertas e facilitar a interação entre as crianças e o conhecimento. Por meio de atividades lúdicas e prazerosas as crianças interagem com o material e vão desenvolvendo-se como indivíduos. O foco principal do Nível 2 é a lógica.

Comemoro, Brinco e Me Divirto

Livro que aborda as principais datas comemorativas do calendário. Além das datas tradicionais, nesse livro o professor encontra algumas datas pouco comemoradas, mas que são importantes para formar valores e ética nas crianças, com atividades de valorização de profissões, de conscientização do respeito e da vida em sociedade. A ação da escola deve ir além da transmissão de conteúdos, fazendo com que os alunos tenham interesse pela sociedade e percebam as suas transformações.

Sentir, Movimentar e Criar

Estamos vivendo em uma época que normalmente a afirmação “eu quero” domina o vocabulário infantil e é um dever de todos os envolvidos no processo formador, fazer com que as crianças aprendam a importância de fazer parte de um grupo e, assim, saber que todos devem ser ouvidos, respeitados e reconhecidos por seus valores. O professor, trabalhando dessa maneira, acaba proporcionando aos seus alunos, desde a infância, diferentes formas para trabalhar seus sentimentos, possibilitando a formação de adultos responsáveis por suas atitudes no futuro.

Pré II (5 anos)

Quando se ensina, o professor fundamenta sua atividade em uma teoria do conhecimento, numa concepção de homem e sociedade. O modo como realiza seu trabalho, seleciona e organiza os conteúdos, escolhe as técnicas, os procedimentos de ensino, determina os objetivos, as formas de avaliar, têm relações implícitas ou explícitas com os pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a educação num dado momento. O material didático do Colégio Stella Maris tem a proposta embasada em teóricos da educação como Piaget, Ausubel, Vygotsky e Wallon.

A criança que queremos formar: Buscamos ver a criança como um indivíduo dotado de potencialidades e características próprias, mas acima de tudo, pertencente a um contexto sócio-histórico que determina a constituição de sua visão de mundo. Nessa perspectiva, a criança é vista como um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e este deve estar pautado em suas necessidades, interesses e motivações. Como na escola ela está em tempo integral interagindo com o mundo que a cerca, nosso principal objetivo é oferecer um material no qual o professor possa desenvolver um trabalho pedagógico a partir das experiências da criança, visando educar e cuidar, desenvolvendo-a integralmente em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O material contém atividades que despertam o interesse do aluno e oferece oportunidades para desenvolver sua curiosidade, seu espírito crítico e seu desejo de viver novas experiências que possibilitarão uma aprendizagem contínua. O professor é o mediador e orientador da ação educativa.

Material

Livro integrado

Volumes/ano

4

Ilustração

Livro de Atividades
(Experimentos)

1

Livro de Datas
Comemorativas

1

Material de
Princípios,
Emoções e
Valores

História dos Mascotes

Os mascotes favorecem a identificação da criança com os bichinhos de estimação, além de auxiliar o professor no processo de aprendizagem da criança, estimulando a comunicação oral e o desenvolvimento da criatividade.

DO QUE OS CACHORROS GOSTAM? NANÁ TEM AMIGOS E GOSTA MUITO DE BRINCAR COM ELES. SAIBA COMO NANÁ CONSEGUIU ESCAPAR DE UMA ENRASCADA
GRAÇAS À AJUDA DE SEUS AMIGOS.

O livro Integrado aborda as áreas do conhecimento previstas nos referenciais da Educação Infantil.

A leitura e a escrita são trabalhadas de forma contextualizada, a fim de que as crianças percebam as implicações de seu uso na vida cotidiana. O material contempla textos de diferentes gêneros textuais, privilegiando em alguns momentos poemas e letras de canções por permitir a leitura em diversos suportes. Na Matemática os alunos aprendem noções de quantidade e contagem, participam de jogos, situações que envolvem lógica, desafios matemáticos de forma a compreender o significado dos números, aplicando a Matemática no dia a dia.

De forma contextualizada a proposta pedagógica baseia-se em ativar os conhecimentos prévios dos alunos para depois desenvolver o conteúdo e finalizar com o registro.

Nos Níveis 1, 2 e 3 os Cadernos de Atividades têm como foco principal o estímulo do pensamento infantil, levando as crianças a refletir sobre o mundo e aguçando a sua curiosidade natural por tudo que a rodeia. O professor, como mediador desse processo, deve incentivar as descobertas e facilitar a interação entre as crianças e o conhecimento. Por meio de atividades lúdicas e prazerosas as crianças interagem com o material e vão desenvolvendo-se como indivíduos. O foco principal do Nível 3 são os experimentos.

Comemoro, Brinco e Me Divirto

Livro que aborda as principais datas comemorativas do calendário. Além das datas tradicionais, nesse livro o professor encontra algumas datas pouco comemoradas, mas que são importantes para formar valores e ética nas crianças, com atividades de valorização de profissões, de conscientização do respeito e da vida em sociedade. A ação da escola deve ir além da transmissão de conteúdos, fazendo com que os alunos tenham interesse pela sociedade e percebam as suas transformações.

Sentir, Movimentar e Criar

Estamos vivendo em uma época que normalmente a afirmação “eu quero” domina o vocabulário infantil e é um dever de todos os envolvidos no processo formador, fazer com que as crianças aprendam a importância de fazer parte de um grupo e, assim, saber que todos devem ser ouvidos, respeitados e reconhecidos por seus valores. O professor, trabalhando dessa maneira, acaba proporcionando aos seus alunos, desde a infância, diferentes formas para trabalhar seus sentimentos, possibilitando a formação de adultos responsáveis por suas atitudes no futuro.