Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano apresenta um conjunto de atividades interligadas, tornando a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, nos primeiros anos do ensino fundamental mais concretos, dinâmicos e prazerosos. Desenvolver, organizar, opinar. Isso é educação de verdade.

Desenvolver – no sentido de aprimorar a base anterior, de valorizar o conhecimento, perceber a aplicabilidade dos conteúdos já assimilados, assumir responsabilidades e ter a noçao de consequência de cada uma de suas atitudes e atos.

Organizar – organizar as suas ideias, informações provenientes de suas observações e crenças, organizar a rotina e desenvolver o conceito de planejamento.

Opinar – Desenvolver o senso crítico, posicionar-se, ter condições de avaliar situações e decidir acerca delas com convicções pautadas por bom senso, sentimentos e conhecimento fático.

As crianças em processo de adaptação serão recebidas pela Equipe Stella Maris na sala de aula. Contamos com o apoio, compreensão e incentivo dos pais para que haja sucesso na adaptação e desenvolvimento das mesmas.

Nesse sentido, não será permitida a permanência dos pais e responsáveis na sala de aula ou mesmo no bosque, pois haverá assistência dos profissionais da escola para toda e qualquer orientação e, se necessário, faremos contato telefônico.

Os uniformes do Colégio Stella Maris são comercializados por lojas especializadas em confecção de uniformes escolares autorizadas pelo Colégio Stella Maris. As peças desenvolvidas buscam atender às necessidades de clima, conforto, praticidade e faixa etária de cada aluno. Você pode verificar a lista completa de uniformes aqui.

O Colégio Stella Maris conta com um quadro de professores comprometidos, cientes das responsabilidades de ensinar e de desenvolver as competências de uma criança de forma lúdica, utilizando-se do afeto, da criatividade e da capacidade de transmissão de conteúdo formal. A equipe é experiente, conta com professores regentes, auxiliares e professores especialistas no desenvolvimento de certas habilidades específicas, como a psicomotricidade. O objetivo da equipe é concluir de maneira plena todas as etapas do desenvolvimento motor, psicológico, social e emocional da criança, por meio do concreto e do lúdico, ambientando a criança no processo histórico e social no qual está inserida. Desta forma, ela ingressará no Ensino Fundamental com todos os pré-requisitos necessários para um excelente aprendizado e um processo de alfabetização bem-sucedido.

6° ano

Língua Portuguesa (Gramática, Literatura e Produção de Texto)

Nome:
Aneli

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Sandra

Turma:

A e B (manhã)

C (tarde)

Nome:
Michele

Turma:
C (tarde)

Matemática

Nome:
Gabriela

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Luis Santos

Turma:
C (tarde)

História

Nome:
Thays

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Juliana

Turma:
C (tarde)

Geografia

Nome:
Marcia

Turma:
A e B (manhã)
C (tarde)

Ciências

Nome:
Daniele e Karen

Turma:
A e B (manhã)

C (tarde)

Inglês

Nome:
José Edilton

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Roberta

Turma:
C (Tarde)

Educação Física

Nome:
Eliel

Turma:
A e B (Manhã)

Nome:
Ivete

Turma:
C (Tarde)

Arte

Nome:
Ana Paula

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Kátia

Turma:
C (tarde)

Música

Nome:
Cida

Turma:
A e B (manhã)
C (tarde)

Filosofia

Nome:
Fabiane

Turma:
A e B (manhã)

C (tarde)

6° ano

Língua Portuguesa (Gramática, Literatura e Produção de Texto)

Nome:
Aneli

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Sandra

Turma:
A e B (manhã)

C (tarde)

Nome:
Michele

Turma:
C (tarde)

Matemática

Nome:
Gabriela

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Luís Santos

Turma:
C (tarde)

História

Nome:
Thays

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Juliana

Turma:
C (tarde)

Geografia

Nome:
Marcia

Turma:
A e B (manhã)

C (tarde)

Ciências

Nome:
Daniele

Turma:
A e B (manhã)

C (tarde)

Inglês

Nome:
José Edilton

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Natália

Turma:
C (tarde)

Educação Física

Nome:
Eliel

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Ivete

Turma:
C (tarde)

Arte

Nome:
Ana Paula

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Kátia

Turma:
C (tarde)

Música

Nome:
Cida

Turma:
A e B (manhã)

C (tarde)

Filosofia

Nome:
Fabiane

Turma:
A e B (manhã)

C (tarde)

8° ano

Língua Portuguesa (Gramática, Literatura e Produção de Texto)

Nome:
Aneli

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Sandra

Turma:
A e B (manhã)

Matemática

Nome:
Luiz Alberti

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Luis Santos
(básica)

Turma:
A e B (manhã)

História

Nome:
Lígia

Turma:
A e B (manhã)

Geografia

Nome:
Marcia

Turma:
A e B (manhã)

Ciências

Nome:
Daniele

Turma:
A e B (manhã)

Inglês

Nome:
José

Turma:
A e B (manhã)

Educação Física

Nome:
Eliel

Turma:
A e B (manhã)

Música

Nome:
Cida

Turma:
A e B (manhã)

Filosofia

Nome:
Fabiane

Turma:
A e B (manhã)

Arte

Nome:
André

Turma:
A e B (manhã)

9° ano

Língua Portuguesa

Nome:
Sandra
(Literatura)

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Michele
(Redação e Interpretação de Texto)

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Ana Maria
(Gramática e Interpretação de Texto)

Turma:
A (manhã)

Nome:
Noslen
(Gramática e Interpretação de Texto)

Turma:
B (manhã)

Matemática

Nome:
Luis Alberti
(Matemática A)

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Luis Santos
(Matemática C)

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Juliano
(Matemática B)

Turma:
A e B (manhã)

Geografia e História

Nome:
Marcia
(Geografia)

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Ângelo
(Geopolítica)

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Lígia
(História)

Turma:
A e B (manhã)

Química, Física e Biologia

Nome:
Daniele
(Química A)

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Fran
(Química B)

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Raul
(Física A)

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Luiz Alberti
(Física B)

Turma:
A e B (manhã)

Nome:
Carolinne
(Biologia)

Turma:
A e B (manhã)

Inglês

Nome:
José

Turma:
A e B (manhã)

Educação Física

Nome:
Eliel

Turma:
A e B (manhã)

Música

Nome:
Cida

Turma:
A e B (manhã)

Arte

Nome:
André

Turma:
A e B (manhã)

Filosofia

Nome:
Fabiane

Turma:
A e B (manhã)

A avaliação no Colégio Stella Maris ocorre durante o ano todo, é um processo contínuo. Como organizamos o nosso sistema em bimestres, também temos o nosso processo avaliativo assim dividido, em 4 bimestres:

1.º bimestre: fevereiro a abril
2.º bimestre: maio a julho
3.º bimestre: agosto a setembro
4.º bimestre: outubro a dezembro

O resultado do processo avaliativo é expresso em nota de 0 a 100 pontos, tendo por média de aproveitamento, no mínimo, a nota 60. Assim, será considerado aprovado por média o aluno que obtiver a somatória de 180 pontos ou mais ao final do ano letivo do 2.° ano do Ensino Fundamental I; e 240 pontos ou mais ao final do ano letivo do 3.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Os alunos realizam provas bimestrais todas as semanas a partir do 2.° ano do Ensino Fundamental I. O 2.° ano, a partir do 2.° bimestre; e do 3.° ao 9.° ano, desde o 1.° bimestre.

MÉDIA BIMESTRAL / RESULTADO DO BIMESTRE
Ensino Fundamental II – 6.º ao 9.º ano
Provas bimestrais e trabalhos

Procedimento

Entrada:

Os portões serão abertos às 7h no turno da manhã e às 13h no turno da tarde.
Os alunos do período da tarde não deverão chegar antes das 13h.
Os alunos do Período Integral serão recebidos a partir das 7h.

Saída:

Na saída, os portões serão abertos às 11h50min da Educação Infantil ao 3.° ano; às 12h para os alunos do 4.° ao 8.° ano; e às 12h35min para os alunos do 9º ano e Ensino Médio.
No período da tarde, os portões serão abertos às 17h40min da Educação Infantil ao 3.° ano; às 17h50 para os alunos do 4.° ao 6.° ano; e às 18h30min, nas terças e quintas-feiras, para os alunos do Ensino Médio.

  • A saída da criança só será autorizada com a presença dos pais e/ou responsáveis, ou mediante autorização via agenda. RESSALTA-SE QUE, MESMO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, A SAÍDA ANTECIPADA SOMENTE SERÁ AUTORIZADA MEDIANTE COMUNICAÇÃO POR ESCRITO ASSINADA PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS. NÃO SERÃO PERMITIDAS SAÍDAS ANTECIPADAS, QUANDO O ALUNO, POR INICIATIVA PRÓPRIA, TELEFONAR PARA OS PAIS, SEM ANTES AVISAR A COORDENAÇÃO/DIREÇÃO.
  • A saída de crianças desacompanhadas só será autorizada mediante documento, esclarecendo o motivo e a hora da saída, assinado pelo responsável e entregue antecipadamente ao Colégio.
  • O Colégio desconsiderará qualquer “recado” sobre os filhos, realizado por intermédio de vizinhos ou amigos – só serão consideradas comunicações diretas dos próprios responsáveis.
  • O aluno que chegar atrasado só entrará no segundo horário de aula, para que se evitem interrupções durante as aulas. Evitem atrasos para que não ocorram prejuízos no processo de aprendizagem do aluno.

Observações:

Após o sinal, os alunos entrarão em sala acompanhados por funcionários do Colégio. Não será permitida a entrada de pais em sala no início e término do horário de aulas, pois prejudica o processo pedagógico de aprendizagem e diminui a atenção que o(a) professor(a) deve dirigir aos alunos. Após o sinal de início das aulas não se permite o trânsito de pais ou responsáveis pelo Colégio, qualquer necessidade deve ser comunicada à secretaria.

A permanência do aluno no Colégio, fora do horário do seu turno regular, só será permitida por convocação do Colégio e mediante a autorização por escrito dos pais/responsáveis.

Os pais/responsáveis que desejarem acompanhar seus filhos até a sala, devem requerer o cartão do responsável na secretaria.
Os pais/responsáveis só devem utilizar os portões da rua Marechal Mallet e da rua Rocha Pombo para entrar no Colégio. Não se pode fazer uso da entrada pela secretaria.

Catraca:

  • Cada cartão de acesso autorizará somente uma passagem na catraca;
  • Os cartões terão leitura por aproximação, por isso poderão ser mantidos dentro da mochila das crianças;
  • O cartão do aluno é de uso exclusivo do aluno;
  • O cartão não terá prazo de validade, portanto o aluno o usará durante todo o período que permanecer no Colégio;
  • Os cartões que apresentarem problemas deverão ser encaminhados à secretaria;
  • Os alunos deverão aguardar seus pais antes das catracas (rua Rocha Pombo e rua Marechal Mallet), pois a passagem do cartão na saída formalizará o desligamento do Colégio;
  • O cartão do responsável deverá ser solicitado na secretaria e será cobrado taxa;
  • Os pais e responsáveis também podem acessar o colégio por meio da biometria.

ATENÇÃO: A tolerância de permanência dos alunos até as 19h é dada àqueles que estão matriculados no Período Integral, outros alunos que precisem utilizar-se de período de permanência posterior às 18h15min – para o período da tarde – e 12h30min – para o período da manhã – devem comunicar à secretaria e pagar taxa adicional do serviço.

ATENÇÃO: A tolerância de permanência dos alunos até as 19h30min é dada àqueles que estão matriculados no Período Integral, outros alunos que precisarem utilizar-se do período de permanência posterior às 18h15min – para o período da tarde – e 12h30min – para o período da manhã – devem comunicar à secretaria e pagar taxa adicional do serviço.

Ensino Premium é a proposta do Colégio Stella Maris para atividades no contraturno, formatada de maneira diferenciada para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Para o 6º e 7º ano as atividades são diárias e para o 8º e 9º ano 3x na semana.

A concepção e o planejamento das atividades do Ensino Premium levaram em consideração que os alunos precisam ter tempo para atividades lúdicas, recreativas e esportivas, bem como atividades que desenvolvam o raciocínio, a comunicação, a disciplina e a organização.

Na proposta as aulas curriculares regulares acontecem no período da manhã e a tarde as atividades extras, o contrário do que ocorre nos anos inicias do Ensino Fundamental I. O objetivo é desenvolver competências diferenciadas e conectar as competências aprendidas em sala de aula por meio de atividades práticas, formando um sistema de aprendizado mais concreto e duradouro.

Propostas e Diferenciais

O Ensino Premium propicia novos aprendizados, por meio de qualificadas atividades expositivas, artísticas, esportivas e práticas, além do conhecimento de línguas estrangeiras e do reforço do conteúdo. Esse tipo de ensino visa desenvolver o bem-estar físico, social, afetivo e intelectual do aluno, melhorando o seu rendimento, proporcionando melhor aproveitamento do tempo e possibilitando orientação dos estudos e tarefas, sempre com apoio pedagógico e orientação educacional. As atividades extras visam à formação completa baseada em 5 eixos principais:

Conteúdos e Objetivos do Contraturno 6° e 7° ano

Cada atividade proposta está associada a um dos 5 eixos fundamentais para o desenvolvimento completo de cada aluno.

Aulas de segunda à sexta-feira, das 13h40 às 18h. Para 6º e 7º ano o almoço está incluso no valor da mensalidade na modalidade.

Conteúdos e Objetivos do Contraturno 8° e 9° ano

As aulas do contraturno para o 8º e 9º ano são divididas em aulas expositivas, estudo direcionado e atividades físicas e de lazer. Aulas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h40 às 18h.

 

Novidades

Alunos do Centro de Línguas aproveitam atividade de Halloween

Os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental vestiram sua melhor fantasia e aproveitaram as comemorações do Halloween….

Alunos do Maternal I preparam material para Mostra Cultural

No dia 05 de Outubro aconteceu no Colégio Stella Maris a Mostra Cultural: De Olho no Lixo, na qual os alunos…

Palestra sobre a Educação para o aluno do século XXI reúne comunidade escolar na Ópera de Arame

Na última sexta-feira (20/09/19), o Colégio Stella Maris convidou os pais para refletir sobre os desafios da educação de crianças e…