Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano apresenta um conjunto de atividades interligadas, tornando a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, nos primeiros anos do ensino fundamental mais concretos, dinâmicos e prazerosos. Desenvolver, organizar, opinar. Isso é educação de verdade.

 

Desenvolver – no sentido de aprimorar a base anterior, de valorizar o conhecimento, perceber a aplicabilidade dos conteúdos já assimilados, assumir responsabilidades e ter a noção de consequência de cada uma de suas atitudes e atos.

 

Organizar – organizar as suas ideias, informações provenientes de suas observações e crenças, organizar a rotina e desenvolver o conceito de planejamento.

 

Opinar – Desenvolver o senso crítico, posicionar-se, ter condições de avaliar situações e decidir acerca delas com convicções pautadas por bom senso, sentimentos e conhecimento fático.

 

Processos de Adaptação

 

As crianças em processo de adaptação serão recebidas pela Equipe Stella Maris na sala de aula. Contamos com o apoio, compreensão e incentivo dos pais para que haja sucesso na adaptação e desenvolvimento das mesmas.

 

Nesse sentido, não será permitida a permanência dos pais e responsáveis na sala de aula ou mesmo no bosque, pois haverá assistência dos profissionais da escola para toda e qualquer orientação e, se necessário, faremos contato telefônico.

 

Uniformes

 

Os uniformes do Colégio Stella Maris são comercializados por lojas especializadas em confecção de uniformes escolares autorizadas pelo Colégio Stella Maris. As peças desenvolvidas buscam atender às necessidades de clima, conforto, praticidade e faixa etária de cada aluno. Você pode verificar a lista completa de uniformes aqui.

 

Equipe de Professores

 

O Colégio Stella Maris conta com um quadro de professores comprometidos, cientes das responsabilidades de ensinar e de desenvolver as competências de uma criança de forma lúdica, utilizando-se do afeto, da criatividade e da capacidade de transmissão de conteúdo formal. A equipe é experiente, conta com professores regentes, auxiliares e professores especialistas no desenvolvimento de certas habilidades específicas, como a psicomotricidade. O objetivo da equipe é concluir de maneira plena todas as etapas do desenvolvimento motor, psicológico, social e emocional da criança, por meio do concreto e do lúdico, ambientando a criança no processo histórico e social no qual está inserida. Desta forma, ela ingressará no Ensino Fundamental com todos os pré-requisitos necessários para um excelente aprendizado e um processo de alfabetização bem-sucedido.

 

Métodos de Avaliação

 

A avaliação no Colégio Stella Maris ocorre durante o ano todo, é um processo contínuo. Como organizamos o nosso sistema em bimestres, também temos o nosso processo avaliativo assim dividido, em 4 bimestres:

 

1.º bimestre: fevereiro a abril

2.º bimestre: maio a julho

3.º bimestre: agosto a setembro

4.º bimestre: outubro a dezembro

 

O resultado do processo avaliativo é expresso em nota de 0 a 100 pontos, tendo por média de aproveitamento, no mínimo, a nota 60. Assim, será considerado aprovado por média o aluno que obtiver a somatória de 180 pontos ou mais ao final do ano letivo do 2.° ano do Ensino Fundamental I; e 240 pontos ou mais ao final do ano letivo do 3.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

 

 

Os alunos realizam provas bimestrais todas as semanas a partir do 2.° ano do Ensino Fundamental I. O 2.° ano, a partir do 2.° bimestre; e do 3.° ao 9.° ano, desde o 1.° bimestre.

 

MÉDIA BIMESTRAL / RESULTADO DO BIMESTRE

 

Ensino Fundamental II – 6.º ao 9.º ano

 

Provas bimestrais e trabalhos

 

Ensino Premium

 

O Ensino Premium é a proposta do Colégio Stella Maris para atividades no contraturno, formatada de maneira diferenciada para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Para o 6º e 7º ano as atividades são diárias e para o 8º e 9º ano 3x na semana.

 

A concepção e o planejamento das atividades do Ensino Premium levaram em consideração que os alunos precisam ter tempo para atividades lúdicas, recreativas e esportivas, bem como atividades que desenvolvam o raciocínio, a comunicação, a disciplina e a organização.

 

Na proposta as aulas curriculares regulares acontecem no período da manhã e a tarde as atividades extras, o contrário do que ocorre nos anos inicias do Ensino Fundamental I. O objetivo é desenvolver competências diferenciadas e conectar as competências aprendidas em sala de aula por meio de atividades práticas, formando um sistema de aprendizado mais concreto e duradouro.

 

Propostas e Diferenciais

 

O Ensino Premium propicia novos aprendizados, por meio de qualificadas atividades expositivas, artísticas, esportivas e práticas, além do conhecimento de línguas estrangeiras e do reforço do conteúdo. Esse tipo de ensino visa desenvolver o bem-estar físico, social, afetivo e intelectual do aluno, melhorando o seu rendimento, proporcionando melhor aproveitamento do tempo e possibilitando orientação dos estudos e tarefas, sempre com apoio pedagógico e orientação educacional. As atividades extras visam à formação completa baseada em 5 eixos principais:

 

 

Conteúdos e Objetivos do Contraturno 6° e 7° ano

 

Cada atividade proposta está associada a um dos 5 eixos fundamentais para o desenvolvimento completo de cada aluno.

 

Aulas de segunda à sexta-feira, das 13h40 às 18h. Para 6º e 7º ano o almoço está incluso no valor da mensalidade na modalidade.

 

 

 

Conteúdos e Objetivos do Contraturno 8° e 9° ano

 

As aulas do contraturno para o 8º e 9º ano são divididas em aulas expositivas, estudo direcionado e atividades físicas e de lazer. Aulas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h40 às 18h.