Comunicado sobre a antecipação do recesso escolar

Prezadas Famílias Stella Maris,

Esperamos que essa comunicação encontre todos protegidos em suas casas, com saúde e tranquilidade. Sabemos dos desafios que esta pandemia nos apresenta. Ainda não podemos precisar por quanto tempo teremos que permanecer recolhidos, segundo informam os órgãos competentes – Ministério da Educação e OMS, e por um ato de cidadania e segurança da comunidade escolar estamos em casa.

Estamos todos com muitas saudades do modelo presencial, mas diante do cenário de incerteza da data de retorno buscamos implementar as soluções virtuais com a máxima agilidade. Trabalhamos intensamente para melhorar as atividades a cada dia. Reconhecemos que o desafio é grande também para as famílias, sobretudo nas séries iniciais. Porém, em linha com as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão que define as diretrizes da Educação Básica do nosso país, é fundamental que o desenvolvimento dos alunos não seja interrompido em todos os segmentos. 

Inclusive na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o CNE orienta que as escolas busquem uma aproximação virtual dos professores com as famílias, de modo a estreitar vínculos e minimizar as lacunas no desenvolvimento cognitivo, com sugestões de atividades às crianças e seus responsáveis. O mesmo CNE sugere que para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais as escolas devem compartilhar com as famílias os roteiros estruturados para que acompanhem as atividades dos filhos como mediadores, mas sem substituir as atividades dos professores. E complementa que no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, como os alunos possuem mais autonomia, sejam orientados por aulas e atividades online, com metas definidas, com menor participação dos responsáveis.

Estamos com toda a equipe da escola trabalhando intensamente em home office (professores, coordenadores, diretores, auxiliares e toda a administração) para manter as aulas e atividades na nossa plataforma A+Digital, com as aulas ao vivo e gravadas, seguindo em todos os segmentos as orientações do CNE, órgão máximo da Educação Básica em nosso país.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=89051

Pensando no melhor formato de calendário escolar, e atendendo ao desejo da maioria das famílias de antecipar o recesso na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, reconhecendo que a adaptação ao modelo não presencial é desgastante, viemos aqui comunicar que iremos antecipar o recesso do mês de julho, para o período de 18 a 31 de maio, para todos os alunos de Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), e Ensino Médio (1ª e 2ª séries), manteremos o calendário de recesso escolar, para não interromper o ritmo dos estudos e evitar uma jornada excessivamente longa e desgastante após o retorno e até o fim do ano letivo que certamente irá se estender.

Durante o período de recesso disponibilizaremos na plataforma atividades em caráter de almanaque de férias, como um caderno digital de atividades escolares lúdicas, para que as famílias que precisam de auxílio para manutenção da rotina escolar dos seus filhos continuem assistidas. A coordenação pedagógica também disponibilizará na plataforma um documento com um roteiro de atividades que poderão ser desenvolvidas nesse período.

Dado o cenário do ENEM, Vestibular da UFPR, e sabendo da demanda de estudos destes alunos, iremos manter o calendário da 3º série do Ensino Médio e Pré-Vestibular que seguirão com as suas atividades na nossa plataforma do A+ Digital e com aulas ao Vivo na grade informada a todos.

Assim que tivermos a oficialização pelos órgãos competentes da liberação de aula presencial, iremos enviar a todos o novo calendário escolar, mas acreditamos que o retorno do recesso ainda será pelas aulas na nossa plataforma.

Reforçamos  que estamos nos preparando para que tenhamos o retorno das aulas presenciais com as medidas necessárias de segurança e o conforto de sempre para toda a comunidade escolar. Salientamos, também, que temos o planejamento de reposição pronto para diferentes cenários e estrategicamente composto para garantir o desenvolvimento cognitivo e social dos nossos alunos.

O plano tem início desde logo, com uma avaliação diagnóstica que será desenvolvida na plataforma ao longo dessa semana, a partir do dia 07/05, para a 1ª e 2ª séries do ensino médio, e na semana do dia 11/05, para 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Comunicados detalhados sobre a avaliação diagnóstica serão enviados para os pais e responsáveis de cada uma dessas turmas, na sequência.

Pensando em ficarmos cada vez mais próximos e conectados lançamos o Aplicativo Stella Maris, ferramenta que facilita o seu contato com o colégio para quaisquer dúvidas ou questionamentos. Você terá acesso às grades diárias das interações ao vivo do modelo online de ensino, às orientações para acessar a plataforma A+; poderá solicitar suporte técnico, caso tenha alguma necessidade desta natureza; terá acesso ao perfil financeiro do aluno; e também poderá conferir datas importantes. Acesse o link a seguir e siga as instruções:

iOS: https://apps.apple.com/us/app/col%C3%A9gio-stella-maris/id1474111974?uo=4


Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.eem.stellamaris

O seu login pode ser feito no link acima, usando o CPF do responsável cadastrado no momento da matrícula e a senha inicial 123456.

Reforçamos nosso agradecimento pela união entre a família e as escolas e a valorização da manutenção do desenvolvimento cognitivo dos alunos, em todos os segmentos. Estamos juntos! Hoje e sempre.